Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Valentina e Heloá: 1 ano após cirurgia, gêmeas participam de solenidade no Hecad


19 de janeiro de 2024



As irmãs Valentina e Heloá, que nasceram unidas pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, intestino e genitálias, retornarão ao Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) nesta segunda-feira (22). As crianças participarão de homenagem aos profissionais de saúde que atuaram na cirurgia de separação.

De acordo com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, a recuperação e o desenvolvimento das meninas é surpreendente. “O caso da Valentina e da Heloá se diferencia de todos os outros que já conduzi pelo resultado tão positivo em um espaço de tempo tão curto. É surpreendente a evolução delas após a cirurgia e a independência e a autonomia que elas conquistaram”, afirmou o médico.

O procedimento cirúrgico para a separação das siamesas, realizado em janeiro de 2023, contou com a participação de mais de 50 profissionais de saúde e teve duração de 15 horas. “É um marco na história do hospital, que evidencia o sucesso do trabalho em equipe, do compromisso com a vida e da abordagem multidisciplinar em saúde”, afirmou a diretora-geral da unidade Mônica Costa. Após a cirurgia, as crianças permaneceram em internação no Hecad por cerca de dois meses, até receberem alta e continuarem o tratamento em casa.

Um ano após o procedimento, de altíssima complexidade, as irmãs já caminham sozinhas, se alimentam normalmente e tem desenvolvimento neurológico adequado para a idade. “Foi uma benção em nossas vidas conseguir realizar o tratamento inteiramente pelo SUS e ver minhas filhas tão bem, descobrindo uma nova forma de viver e crescendo com saúde. Mudou toda a realidade da nossa família”, contou o pai das siamesas, Fernando de Oliveira.