Cultura de Segurança do Paciente é tema de capacitação no Hecad
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta segunda e terça-feira (19 e 20/02) série de capacitações com as equipes assistenciais da unidade para fortalecer a cultura de segurança do paciente. Segundo a supervisora da equipe multiprofissional Eliene Rosa, a proeficiência do manejo da segurança dos usuários depende da construção e gestão de uma cultura institucional que priorize valores, rotinas e práticas seguras.
“A segurança do paciente precisa ser cultivada enquanto parte fundamental do hospital e nós buscamos reforçar com essas capacitações padrões de conduta que tem o intuito de reduzir eventos adversos”, explicou a gestora. “Nós focamos bastante na necessidade de notificação dos diversos tipos de adversidades que podem acontecer no dia a dia da assistência, nos canais onde é necessário reportar e nas formas de acesso a esses canais”, explicou Eliene.
A capacitação contou com exposição sobre a cultura de segurança, passo a passo para a realização de notificações e dinâmicas em grupo sobre o que deve ser notificado. “Foi um treinamento valoroso para que pudéssemos relembrar a importância das notificações para a identificação das nossas falhas, criação de barreiras de segurança e aperfeiçoamento contínuo dos serviços que prestamos”, contou o técnico em enfermagem Fernando Castro.










