Gestão eficiente: tecnologia automatiza ocupação de postos de trabalho no Hugol
Adoecimento repentino, acidentes no percurso, férias, questões familiares: todos estamos suscetíveis a imprevistos. Mas como gerenciar e reduzir os impactos negativos da falta inesperada de um colaborador em um hospital?
No Hugol, a equipe de enfermagem conta com reserva técnica para dar suporte nos casos da ausência de algum funcionário celetista. Atualmente, a unidade de saúde possui cerca de 900 enfermeiros, número que aumenta substancialmente a necessidade de atenção da liderança.
Entre saber da falta do colaborador, acionar a reserva técnica, receber o substituto temporário, registrar os custos e carga horária, diversos erros podem acontecer. Equívocos que custam tempo e recursos.
Agora, com o Sistema de Assistência à Saúde (SAS), inovação idealizada na unidade, essa atividade passa a ser automatizada.
“Devido ao volume de colaboradores e a complexidade dos processos, é de extrema importância trazer uma ferramenta mais segura e padronizada, que traga mais efetividade com baixo custo. O SAS irá viabilizar relatórios automatizados, indicadores e uma comunicação única entre os solicitantes e a equipe terceira, possibilitando uma análise com dados qualificados e uma tomada de decisão mais assertiva”, destacou Marina Amaral, Gerente de Enfermagem do Hugol.
O projeto desenvolvido a várias mãos agrega mais transparência, continuidade e eficiência, melhorias que poderão ser percebidas pelos usuários. “Os benefícios promovem uma gestão mais eficaz e retornos mais céleres das cooperativas, isso agilizou as etapas, reduzindo o tempo de espera, o que reflete na qualidade do atendimento”, comenta Vanderson de Castro, Gerente de TI da unidade.
A fase de implementação foi concluída no início deste mês, com a capacitação no formato de oficinas entre as supervisões de enfermagem do hospital e os coordenadores responsáveis por essa reserva técnica.
Alinhamento com o propósito
Essa e outras iniciativas realizadas no Hugol vão ao encontro à identidade organizacional da Agir, que possui como um dos seus valores a inovação, transparência e eficiência.
“Os projetos dessa gestão têm dado atenção à governança dos processos de trabalho, visando a integração com as estratégias da instituição. Para nós, inovação e tecnologia são essenciais para a manutenção do uso justo dos recursos disponíveis”, finaliza Queiliene Rosa, Diretora Assistencial do Hospital.


