Dias dos Pais no HCN teve ações para pacientes e colaboradores
A comemoração de datas festivas teve que ser repensada com a chegada da covid-19, desde março do ano passado. O que era sinônimo de família reunida, muita comilança e festa, teve que ser modificada por conta da transmissão do vírus e das milhares de mortes no Brasil. Para não passar em branco a comemoração do Dia dos Pais, o Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, planejou e executou algumas ações simples, mas que tocaram o coração de pacientes, familiares e colaboradores, todas de acordo com os protocolos de segurança.
Os pacientes e colaboradores tiveram o almoço, o jantar e as sobremesas diferenciadas. Parmegiana de peito de frango e alcatra ao molho madeira com champignon foram as carnes oferecidas, com acompanhamentos especiais. Quem tinha dieta liberada teve direito a um bombom estilizado com cartão de parabéns e gravata com bigode, em alusão ao dia.
Com o apoio da equipe Psicossocial, os familiares dos pacientes enviaram vídeos e áudios para os pais, que também puderam realizar as vídeo chamadas que trouxeram muita emoção. O paciente Joe Alves Xavier, de 72 anos, de Campos Verdes, que está no HCN desde o dia 7 de agosto, ficou muito emocionado e ia dizendo o nome de cada filho e quem tinha nascido primeiro ou era o caçula. Mesmo com 60% do pulmão comprometido, ele ficou feliz e chorou com o carinho dos filhos e netos.
A psicóloga do hospital, Thaynara Conrado explica que a ação foi em prol da saúde integral do paciente, desenvolvendo o sentimento de pertencimento, através da manifestação dos vínculos estabelecidos com os familiares. “Fomos mediadores dessa ação trazendo nessa data mais alegria, acolhimento e sentimento de amparo para aqueles que aqui estão hospitalizados e distantes do contato físico com seus familiares”, ressaltou.
Os colaboradores também enviaram fotos e foi montado um painel no refeitório central. Os colegas se engajaram na ação e trouxeram tanto fotos dos pais quanto de colaboradores pais com seus filhos. Foi um momento para que todos pudessem conhecer alguns dos amores dos colaboradores do HCN. Helenilton Martins Barbosa, técnico de enfermagem do primeiro andar da semicrítica (enfermaria), fez questão de mostrar os pequenos Gabriel, Amanda e Talitha. Quem esteve no refeitório, no jantar, pôde celebrar a data também com música, com a enfermeira Eliene Wandermurer e Jonas Vidal, do laboratório.



