Capacitação de Gestão de Riscos
Na manhã de hoje (01/03), no coworking da Agir, realizamos a capacitação em gestão de riscos direcionada às lideranças da nossa equipe. As instrutoras Helca Nascimento e Lara Marília proporcionaram aos participantes uma imersão nos conceitos essenciais de identificação, avaliação e mitigação dos riscos operacionais.
Os líderes presentes puderam compreender o impacto das próprias atividades na prática de compliance. Sobre a ética da Agir, Helca Nascimento ressaltou as boas práticas realizadas na Associação e os resultados alcançados. “Estamos em pé de igualdade com as melhores instituições do país”, afirmou Helca.
A professora, que também ocupa o cargo de Chefe do Núcleo de Compliance e Integridade na Agir, compartilhou com os participantes a sua nomeação para integrar o conselho administrativo do Instituto de Ética e Saúde (IES). O IES é uma instituição dedicada à promoção da ética e transparência na área da saúde, e Helca representará a Associação nesse conselho. Essa nomeação é um dos resultados do comprometimento da Agir com boas práticas.
Durante o evento, Lara Marília destacou a importância da qualificação de riscos, abordando sua relevância na determinação da gravidade e urgência, aspectos cruciais para uma gestão eficaz da segurança e dos objetivos organizacionais.
Além disso, foi um momento para falar sobre o papel da liderança na gestão de risco. “Do supervisor até a superintendência, é preciso repassar aos liderados exemplos de boas condutas”, informou Lara. A instrutora apresentou as atualizações da DIS 043 da Agir, e as etapas e procedimentos da gestão de risco na instituição.
Os participantes do evento puderam participar de dinâmicas sobre a gestão de riscos. O Gerente Corporativo de Projetos e Inovação, Mário Júnio, relatou que participar desta formação foi muito importante para promover o debate sobre as formas de controlar e os efeitos dos riscos nas diversas áreas. “Em Projetos e Inovação lidamos com a gestão de riscos todos os dias. Acredito que toda instituição deveria atuar nesta área, pois os riscos estão presentes na rotina”, ressaltou o colaborador.







