Hugol realiza Workshop de Gestão por Competências
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realizou nessa sexta-feira, 06, Workshop de Gestão por Competências para as lideranças da unidade. O evento foi conduzido pela equipe de Desenvolvimento da unidade e RH corporativo.
Para entender como funciona a gestão por competências, é preciso, antes, entender o que são competências. Esse conceito é obtido por meio de 3 pilares: o conhecimento, a habilidade e a atitude. O conhecimento é a bagagem teórica sobre algum tema; a habilidade pode ser resumida como a experiência prática e vivenciada de algum conhecimento teórico; a atitude, por sua vez, envolve as emoções particulares, os valores e o comportamento humano de modo geral.
Para uma competência existir, é necessário um equilíbrio nessa tríade, ou seja, uma pessoa que detém o conhecimento para resolver um problema e não teve experiência prática dele não é tida como detentora de competência para a sua solução.
Com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento de pessoas, o Hugol realizará a aplicação de ferramentas e metodologia baseada em gestão por competência na qual é definida a descrição de cargos, alinhada ao recrutamento e seleção contribuindo com a gestão de pessoas.
A Agir tem desenvolvido diversas estratégias baseadas na gestão por competência, com a realização de treinamentos, workshop com gestores e o levantamento das necessidades de treinamentos Institucionais.
Durante o evento foram apresentados os conceitos e teoria sobre gestão de pessoas por competências e realizado exercícios em grupos com finalidade de praticar as ferramentas apresentadas. De acordo com a Gerente de Recursos Humanos do Hugol, Nayara Assunção, “a gestão por competências traz benefícios como maior motivação dos profissionais, maior produtividade e melhoria de resultados. É um processo que necessita de uma avaliação real da gestão de pessoas, identificando os aspectos que podem ser melhorados, treinamentos mais adequados, sempre buscando a melhoria contínua”.


