Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Pesquisa do Crer é destaque em publicação internacional


11 de março de 2024



O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) é destaque no campo da pesquisa científica, com a publicação de um trabalho sobre neuropatia auditiva pediátrica na revista suíça Audiology and Neurotology. O veículo, considerado um dos mais relevantes do mundo, selecionou o trabalho da otorrinolaringologista Marina Nahas Dafico Bernardes, sobre neuropatia auditiva pediátrica e sua relação com o implante coclear.

A pesquisa integrou os resultados de oito artigos, no total de mais de 2.500 estudados, para investigar se o implante coclear traz benefícios para crianças com neuropatia auditiva. Ela fez parte do projeto de conclusão da residência realizada pela médica na unidade. “Foram trabalhos em inglês, francês, alemão e outros, tudo que consegui encontrar relacionado ao estudo. E após esse levantamento histórico, conseguimos comprovar que o paciente consegue sim se beneficiar com o implante”, relatou Marina.

“Analisávamos os pacientes com neuropatia no nervo auditivo e não tínhamos certeza dos benefícios do tratamento com o implante coclear, o que levou a pesquisar todos os artigos disponíveis no mundo sobre o tema. Foram trabalhos em inglês, francês, alemão e outros, tudo que consegui encontrar relacionado ao estudo, e após esse levantamento histórico, conseguimos comprovar que o paciente consegue sim, se beneficiar com o implante”, relatou Marina.  

O coordenador da residência médica do Crer e um dos orientadores da profissional, Claudiney Cândido Costa, afirmou que o trabalho possui relevância ímpar. “A pesquisa realizada pela Marina é o trabalho de maior importância na literatura mundial sobre o tema. Por exemplo, se pesquisadores de Harvard ou de qualquer outra instituição de ensino e pesquisa do mundo quiserem mais informações sobre os benefícios do implante coclear para crianças com neuropatia auditiva, a pesquisa dela é o material mais completo disponibilizado na literatura em saúde”.

A neuropatia auditiva em crianças é uma patologia descoberta recentemente, causada pela alteração na condução do som pelo nervo auditivo, de difícil diagnóstico e ainda passa por estudos para um tratamento mais efetivo. Após os resultados descobertos com a pesquisa goiana, o Crer já prepara novos protocolos de atendimento para continuar atendendo os pacientes da unidade.