HDS promove ação de conscientização sobre prevenção de quedas
Os pacientes idosos interessados em melhorar o equilíbrio para prevenção das quedas, participaram durante o mês de julho da ação realizada pelo setor multiprofissional do HDS, cujo objetivo foi orientar e conscientizar sobre os fatores contribuintes para as quedas. Os profissionais disponibilizaram para os pacientes materiais orientativos, painéis ilustrativos e aplicação de questionários para mensurar o risco de queda.
São vários os motivos que podem provocar quedas em pessoas idosas, a queda é um evento bastante comum e devastador. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência e a institucionalização.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, revelou haver uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e, que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos e mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. A pesquisa revelou ainda que a prevenção de quedas é tarefa difícil devido à variedade de fatores que as predispõem.
Os atendimentos do grupo de quedas do HDS são realizados duas vezes por semana e conduzidos pelo Fisioterapeuta Bruno Bovo. “Antes do paciente vir para o grupo, ele passa por uma triagem para mensurar o nível de risco, e aqueles que tem risco leve é encaminhado para o educador físico. São encaminhados para o grupo de prevenção de quedas, os idosos que tem risco moderado e para reduzir esse risco, trabalhamos exercícios de fortalecimento e equilíbrio”, explica.
Para a paciente Maria de Jesus Rodrigues Teixeira, fazer parte do grupo lhe promoveu autonomia. “Os exercícios propostos durante o atendimento, tem melhorado meu equilíbrio, atenção e resgatei minha autonomia”, afirma a paciente.


