Agir inaugura segunda unidade da Rede Teia no município de Aparecida de Goiânia
Evento contou com a presença de representantes da Agir, senador Jorge Kajuru, autoridades locais e comunidade para prestigiar a maior clínica pública de Goiás para crianças com autismo
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir inaugurou hoje, 05/04, a segunda unidade da Rede Teia, que atende desde 2021 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista no município de Goiânia, e amplia o seu método pioneiro de tratamento também para o município de Aparecida de Goiânia.
A nova unidade se tornou possível graças a parceria público-privada entre a Agir, prefeitura de Aparecida de Goiânia e recursos parlamentares destinados pelo senador Jorge Kajuru.
A cerimônia de inauguração contou com a presença e falas dos superintendentes da Agir, Claudemiro Euzébio, Dante Garcia, Lucas Paula e Sérgio Daher. A participação do senador Jorge Kajuru, prefeito Vilmar Mariano e primeira-dama Sulnara Santana, secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães, promotor de justiça, Dr. Reuder Motta, vereadores do município e membros da Associação Mães em Movimento pelo Autismo.
Em seus pronunciamentos destacaram a importância de um atendimento gratuito, de qualidade, humanizado e eficaz para os pacientes com TEA e o apoio para que as famílias possam auxiliar no desenvolvimento das crianças.
De acordo com o superintendente executivo da Agir, Lucas Paula, “Com a Rede Teia trouxemos para a saúde pública um modelo assistencial fundamentado em ciência e efetivo no cuidado e no desenvolvimento das crianças com o espectro autista e suas famílias.”
A nova unidade da Clínica Teia traz um espaço com estrutura mais ampla e uma nova ferramenta tecnológica que irá acompanhar todo o protocolo terapêutico de cada criança. A unidade irá iniciar seu funcionamento com capacidade inicial para 120 pacientes de 1 a 6 anos, que serão encaminhadas via regulação pela secretaria municipal de saúde.
Elas receberão o atendimento multidisciplinar e interdisciplinar após uma avaliação global com os profissionais disponíveis na clínica que irão verificar necessidades específicas de cada criança para iniciar o plano terapêutico que contará com 40 sessões mensais.
A nova unidade foi totalmente reformada em cerca de 60 dias e marca um importante passo no projeto de expansão do modelo da policlínica para outras cidades no estado de Goiás e outros estados.
A Rede Teia
A Rede Teia possui um tratamento fundamentado na Análise do Comportamento Aplicada – ABA, uma ciência que parte de dois princípios universais: aprendizagem e comportamento, se tornando uma intervenção bem-sucedida apoiando comportamentos desejáveis e diminuindo aqueles que são prejudiciais no processo de aprendizagem e desenvolvimento.
O atendimento terapêutico conta com psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade e com a orientação parental que envolve toda a família no tratamento para ser aplicado no cotidiano e continuamente.



