Hecad realiza mesa redonda sobre comunicação na transição do cuidado
Na IV Semana Agir pela Segurança do Paciente, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente realizou mesa redonda com o tema “Comunicação segura na transição do cuidado”. O evento contou com a participação da líder do time de comunicação efetiva do Hugol, Délis Morais, da coordenadora médica do Crer, Rhaisa Macedo, da gerente assistencial do Hecad, Janaína Santos e da supervisora de enfermagem do HDS, Nathalia Liah.
“Chamamos de transição de cuidado os momentos onde há transferência da responsabilidade de cuidados e de informação entre prestadores de assistência em saúde, como na troca de plantão, na transferência entre setores do hospital ou na transferência de unidade de saúde, por exemplo”, explicou a analista da Qualidade Gabriela Braga.
“Nesses momentos, a comunicação precisa ser eficaz e de alta qualidade para assegurar a segurança do paciente. E conseguimos com uma comunicação estruturada, de duração adequada e com todas as informações pertinentes atualizadas”, disse Délis Morais.
A comunicação eficaz é uma das metas internacionais da OMS para a segurança dos pacientes em todo o mundo. Para a coordenadora de Qualidade do Hecad, Juliana Lima, a IV Semana Agir pela Segurança do Paciente é uma iniciativa para ampliar os esforços pela segurança do paciente no mês que é dedicado ao tema. “A comunicação é um dos nossos maiores desafios nos processos de cuidado e estima-se que cerca de 80% dos erros e eventos adversos envolvem falhas na comunicação”, contou.
A médica Rhaisa Macedo destacou a importância do registro em prontuário e da evolução padronizada para tornar mais assertiva a comunicação. “Temos trabalhado com a evolução padronizada e o registro em prontuário de todas as atividades assistenciais que devem ser completos, atualizados, precisos e legíveis, sem siglas e de forma que as metas do tratamento sejam claras e compreendidas por todas as equipes”, disse a médica Rhaisa Macedo.
Primeiro Pregão Eletrônico da Agir 13/07/2022