Hecad encerra o ano com ação musical de acolhimento promovida por voluntários da Family Church
No último dia do ano, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu um momento especial de acolhimento e humanização para pacientes e familiares por meio do Serviço de Experiência do Paciente. A ação contou com a participação de voluntários da Family Church, localizada nos arredores da unidade, que levaram música e palavras de conforto aos corredores e leitos do hospital.
A iniciativa integra o projeto Alcance, desenvolvido pela igreja em diferentes espaços da comunidade. Durante a visita, os voluntários percorreram as áreas assistenciais tocando violão e violino, criando um ambiente de sensibilidade, leveza e esperança em meio ao contexto de internação hospitalar.
Segundo José Gomes, cantor da Family Church e idealizador do projeto, a ação reflete o propósito da igreja de ir além de seus próprios espaços. “Temos uma missão muito clara como igreja: amar, servir e restaurar. Por isso, estamos sempre fora das quatro paredes. Acreditamos que o amor de Jesus é poderoso para transformar a dor e o sofrimento, trazendo aconchego, alento e cuidado. Hoje viemos ao hospital expressar isso por meio da música”, afirmou.
José destacou ainda o papel da música como ferramenta de cuidado integral. “A música tem um potencial muito grande de acessar não apenas o físico, mas também o emocional. Existem estudos que mostram sua relação com o alívio da dor e do sofrimento. Quando levamos uma proposta musical para dentro do hospital, pensamos também nesse cuidado emocional, nessa possibilidade de, ainda que por alguns momentos, transportar o paciente para fora desse ambiente tão desafiador que é a internação”, explicou. Para ele, o período de fim de ano torna a ação ainda mais simbólica. “É um momento de transição, de esperança, que muitas vezes reforça a saudade de estar em casa. Mesmo que por instantes, acreditamos que conseguimos despertar conforto e renovar a esperança dentro de cada um.”
A supervisora de Experiência do Paciente do Hecad, Camila Paiva, ressaltou o significado da ação para pacientes e familiares que passaram o último dia do ano internados. “Foi um momento muito especial e pensado com carinho. Sabemos que muitas famílias não puderam estar em casa neste período, e ações como essa nos permitem levar um pouco de afeto, esperança e conforto para quem está vivendo um momento tão sensível. A música tem esse poder de acolher e de fazer com que os pacientes e familiares se sintam lembrados e cuidados”, destacou.
A ação reforça o compromisso do Hecad com a humanização do cuidado, valorizando iniciativas que promovem bem-estar emocional e fortalecem vínculos, especialmente em datas marcadas por simbolismo, reflexão e renovação de esperança.
