Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Mesa redonda no Hugol discute sobre eventos adversos, cultura justa e segurança do paciente


25 de abril de 2024



Durante a IV Semana Agir pela Segurança do Paciente, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou uma mesa redonda com o tema “Disclosure e acolhimentos às vítimas de eventos adversos”. O evento foi realizado nesta quinta-feira (25), no auditório da unidade e contou com a presença dos diretores do Hugol e do superintendente técnico assistencial, Guillermo Sócrates.

Durante a abertura de evento, o Diretor Geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol falou sobre a importância do tema discutido e da necessidade de uma equipe engajada. “A segurança do paciente é uma prioridade estratégica não apenas para o nosso hospital, mas também para todo o Sistema Único de Saúde, o SUS. Ao seguirmos as metas internacionais de segurança do paciente, demonstramos nosso compromisso em oferecer atendimento de qualidade, minimizando riscos e prevenindo erros”, salientou.

A mesa foi composta pelo gerente médico de urgência e emergência do Hugol, Dionoel Cavalcante Guimarães Filho; pela analista de qualidade do Crer, Dally Morais Sousa Barros; pela supervisora de qualidade do HDS, Kassylla Ferreira dos Santos; pela coordenadora de qualidade do Hecad, Juliana Carvalho de Lima e pela moderadora Délis Cristina, analista da qualidade e presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do Hugol.

Durante o evento, os participantes da mesa responderam perguntas e discutiram sobre importância da cultura justa no contexto da segurança do paciente. Todos defenderam que é de extrema importância que os erros sejam notificados e que colaboradores entendam que isso contribui para que a transparência seja um pilar na instituição. “Segurança do paciente é algo cultural e felizmente nós temos essa cultura na Agir. Por isso, a realização desse evento anualmente é tão importante para nós”, afirmou Guillermo.

Outro ponto abordado foi o desafio em fazer com que os colaboradores entendam que todos são responsáveis pela segurança do paciente. “É importante ressaltar que a segurança do paciente é responsabilidade de todos os colaboradores. Desde os enfermeiros, maqueiros, médicos, passando pela equipe de higienização e profissionais de apoio administrativo. Todos têm um papel fundamental na garantia da segurança e bem-estar dos nossos pacientes”, finalizou Dinoel.