Mesa redonda no Hugol discute sobre eventos adversos, cultura justa e segurança do paciente
Durante a IV Semana Agir pela Segurança do Paciente, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou uma mesa redonda com o tema “Disclosure e acolhimentos às vítimas de eventos adversos”. O evento foi realizado nesta quinta-feira (25), no auditório da unidade e contou com a presença dos diretores do Hugol e do superintendente técnico assistencial, Guillermo Sócrates.
Durante a abertura de evento, o Diretor Geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol falou sobre a importância do tema discutido e da necessidade de uma equipe engajada. “A segurança do paciente é uma prioridade estratégica não apenas para o nosso hospital, mas também para todo o Sistema Único de Saúde, o SUS. Ao seguirmos as metas internacionais de segurança do paciente, demonstramos nosso compromisso em oferecer atendimento de qualidade, minimizando riscos e prevenindo erros”, salientou.
A mesa foi composta pelo gerente médico de urgência e emergência do Hugol, Dionoel Cavalcante Guimarães Filho; pela analista de qualidade do Crer, Dally Morais Sousa Barros; pela supervisora de qualidade do HDS, Kassylla Ferreira dos Santos; pela coordenadora de qualidade do Hecad, Juliana Carvalho de Lima e pela moderadora Délis Cristina, analista da qualidade e presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do Hugol.
Durante o evento, os participantes da mesa responderam perguntas e discutiram sobre importância da cultura justa no contexto da segurança do paciente. Todos defenderam que é de extrema importância que os erros sejam notificados e que colaboradores entendam que isso contribui para que a transparência seja um pilar na instituição. “Segurança do paciente é algo cultural e felizmente nós temos essa cultura na Agir. Por isso, a realização desse evento anualmente é tão importante para nós”, afirmou Guillermo.
Outro ponto abordado foi o desafio em fazer com que os colaboradores entendam que todos são responsáveis pela segurança do paciente. “É importante ressaltar que a segurança do paciente é responsabilidade de todos os colaboradores. Desde os enfermeiros, maqueiros, médicos, passando pela equipe de higienização e profissionais de apoio administrativo. Todos têm um papel fundamental na garantia da segurança e bem-estar dos nossos pacientes”, finalizou Dinoel.