Dr. Sérgio Daher, Presidente do Ibross e Superintendente de Relações Institucionais da Agir, participa do Seminário Oportunidades e Riscos das Organizações Sociais de Saúde
Nos dias 27 e 28 de maio, o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, abre suas portas para sediar o Seminário "Oportunidades e Riscos do Modelo de Organizações Sociais de Saúde". Sob a coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), o evento reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em uma discussão sobre os desafios e perspectivas do modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS) no cenário nacional.
A abertura do seminário contou com a participação destacada do Dr. Sérgio Daher, Presidente do Ibross e Superintendente de Relações Institucionais da Agir, ao lado de outras autoridades. Dr. Sérgio trouxe sua vasta experiência e visão estratégica para o debate, ressaltando a relevância do evento não apenas para o Ibross, mas para todo o setor.
Em sua fala, Dr. Sérgio Daher destacou que "Foi mencionado aqui por todos até agora que nosso objetivo é salvar vidas, de maneira direta e indireta. Os órgãos de controle desempenham um papel fundamental nesse processo, porém, enxergam apenas os números. Eu afirmo, com todo respeito, que essa visão é limitada, pois quem está na linha de frente enfrenta desafios diversos."
Em sua abordagem, o presidente e superintendente também defendeu um modelo de contratualização com OSSs que vá além do mero acompanhamento contábil. Para ele, é fundamental um diálogo constante sobre a situação final do executado, a fim de garantir o equilíbrio financeiro e a qualidade dos serviços prestados. A segurança jurídica, especialmente na área de pessoal, também foi abordada, com ênfase na necessidade de esclarecer responsabilidades e estabelecer uma legislação adequada.
Sobre o papel do Ibross, Dr. Sérgio Daher explicou que o Instituto, criado há cerca de 10 anos, tem como missão associar entidades que ofereçam serviços de qualidade, ágeis, resolutivos, humanizados e transparentes, com prestação de contas adequadas. "As Organizações Sociais de Saúde estão presentes no Brasil há 25 anos. O Ibross reúne entidades com histórico de excelência e busca agregar cada vez mais", afirmou.
Participaram também do evento Lucas Paula da Silva, Superintendente Executivo, Dante Garcia de Paula, Superintendente de Gestão e Planejamento, e Claudemiro Euzébio Dourado, Superintendente de Operações e Finanças, que marcaram presença no evento, reforçando o compromisso da Agir na busca por soluções para os desafios enfrentados pelo setor.
O seminário abrange uma variedade de temas, incluindo gestão pública, riscos do modelo de OSS, implementação do modelo, contratação, entre outros. No cronograma, palestras e debates proporcionam uma oportunidade única para a troca de experiências, aprendizado e desenvolvimento de soluções inovadoras para fortalecer o modelo de Organizações Sociais de Saúde no Brasil.
Num contexto de desafios contínuos e mudanças na área da saúde, o Seminário "Oportunidades e Riscos do Modelo de Organizações Sociais de Saúde" emerge como um espaço essencial para reflexão e colaboração na busca por uma saúde pública de qualidade e acessível a todos os brasileiros.