Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Agir


Instituições realizaram seminário sobre a importância das OSS para a gestão em saúde do Seminário, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília-DF


29 de maio de 2024



Os superintendentes da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) participaram do Seminário "Oportunidades e Riscos do Modelo de Organizações Sociais de Saúde", que enfatizou a importância das organizações sociais. O evento foi realizado nos dias 27 e 28 de maio, em Brasília-DF, reunindo especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir os desafios e perspectivas do modelo de Organizações Sociais de Saúde (OSS) no contexto nacional. 

Os participantes do evento incluíram o Dr. Sérgio Daher, Presidente do Ibross e Superintendente de Relações Institucionais da Agir, Lucas Paula da Silva, Superintendente Executivo da Agir, Dante Garcia de Paula, Superintendente de Gestão e Planejamento, e Claudemiro Euzébio Dourado, Superintendente de Operações e Finanças. O Dr. Daher, ao lado de outras autoridades, realizou a abertura do seminário, destacando a relevância do evento para a área da saúde. 

“Foi mencionado aqui por todos até agora que nosso objetivo é salvar vidas, de maneira direta e indireta. Os órgãos de controle desempenham um papel fundamental nesse processo, porém, enxergam apenas os números. Eu afirmo, com todo respeito, que essa visão é limitada, pois quem está na linha de frente enfrenta desafios diversos”, destacou o Superintendente de Relações Institucionais da Agir. 

Sobre o papel do Ibross, Dr. Sérgio Daher explicou que o Instituto, criado há cerca de 10 anos, tem como missão associar entidades que ofereçam serviços de qualidade, ágeis, resolutivos, humanizados e transparentes, com prestação de contas adequadas. “As Organizações Sociais de Saúde estão presentes no Brasil há 25 anos. O Ibross reúne entidades com histórico de excelência e busca agregar cada vez mais”, afirmou. 

Sob a coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU), do Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), o evento também abordou temas como as oportunidades de melhoria na transparência do modelo OSS e as vantagens desse modelo para o poder público e para as instituições do terceiro setor. No início deste mês, a Agir foi premiada com as quatro primeiras posições no ranking de transparência dos dez melhores contratos de gestão da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, reforçando sua posição como uma referência em gestão em saúde na região.