Cães terapeutas visitam pacientes do Hugol
Para quem convive com animais, essa afirmação não é uma novidade: os bichos têm relação direta com o aumento no bem-estar das pessoas a sua volta. Aliás, essa é uma comprovação científica, que indicam que o contato com animais pode reduzir níveis de ansiedade, depressão e estresse, além de melhorar a pressão arterial e aumentar a motivação para a recuperação.
Nesta terça-feira, pacientes e colaboradores do Hugol tiveram um momento de contato com o Axl, Asper e a Filó. Os simpáticos “terapeutas” esbanjaram afeto aos pacientes aptos a se deslocarem até um dos jardins externos do hospital. O resultado foi certo: muito cafuné, sorrisos e descontração.
A visita foi proporcionada pelo Instituto CURAA – Centro Universal de Referência em Assistência Animal – que se dedica a capacitar cães a se tornarem ferramentas de inclusão por meio de terapias e atividades assistidas. “Nós temos o projeto ‘Em patinhas’, que é trazer os cães para o ambiente hospitalar com o propósito de bem-estar. Com isso, mudamos o cenário, não só dos pacientes atendidos, como de toda a equipe. Nós temos plena convicção dos benefícios que os cães proporcionam”, destacou Elaine Bezerra, Terapeuta Holística e Cocriadora do Instituto CURAA.
Atividades como essa fazem parte dos esforços contínuos da instituição em elevar a qualidade da experiência do paciente atendido no Hugol, mesmo com todos os desafios do dia a dia. "A humanização no cuidado é uma prioridade no Hugol, e a visita dos cães terapeutas reforça nosso compromisso em proporcionar um ambiente acolhedor e positivo para nossos pacientes. Ver os sorrisos e a alegria proporcionados é um testemunho do impacto transformador que a terapia assistida por animais pode ter", destacou Renata Porto, Supervisora de Experiência do Paciente.







