Profissionais do HCN participam de capacitação sobre atuação da Agência e Comitê Tranfusional
Oito turmas de profissionais de saúde do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, participaram nos dias 21 e 22 de julho, de uma capacitação sobre Atuação da Agência e Comitê Transfusional, que são responsáveis, entre outras coisas, em monitorar a quantidade e a qualidade das transfusões sanguíneas nas unidades hospitalares.
O Comitê Transfusional (CT) é um grupo de profissionais de diferentes especialidades responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância, num serviço de saúde.
Já a Agência Transfusional (AT), é uma unidade de serviço que presta atendimento 24 horas por dia, atendendo a demanda transfusional do complexo hospitalar e servindo de suporte hemoterápico, com fornecimento de hemocomponentes e hemoderivados. O objetivo principal é garantir o suprimento de sangue seguro aos receptores atendidos e manter os registros, com total rastreabilidade dos hemocomponentes.
A Agência e o Comitê têm como objetivos melhorar as práticas hemoterápicas da instituição; aumentar a segurança transfusional; otimizar o uso dos hemocomponentes; reduzir os erros transfusionais; estreitar a relação do serviço de hemoterapia e os diversos serviços do hospital e criar um programa efetivo de revisão da utilização de hemocomponentes.
A facilitadora foi Ana Paula Parente, do Ingoh, auditora líder da Qualidade, pós-graduada em Qualidade nos Serviços de Saúde e Hemoterapia/Terapia Celular. Para o supervisor de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HCN, Kleybh Lima, a importância de capacitações como essa é a promoção da educação e atualização continuada em hemoterapia. “Além de atendermos as exigências legais, o aprendizado e conhecimento permitem entregar aos pacientes do HCN um serviço de excelência.”