Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HCN


Profissionais do HCN participam de capacitação sobre atuação da Agência e Comitê Tranfusional


30 de julho de 2021



Oito turmas de profissionais de saúde do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, participaram nos dias 21 e 22 de julho, de uma capacitação sobre Atuação da Agência e Comitê Transfusional, que são responsáveis, entre outras coisas, em monitorar a quantidade e a qualidade das transfusões sanguíneas nas unidades hospitalares.

O Comitê Transfusional (CT) é um grupo de profissionais de diferentes especialidades responsável pela definição e avaliação contínua da prática hemoterápica e pela hemovigilância, num serviço de saúde.

Já a Agência Transfusional (AT), é uma unidade de serviço que presta atendimento 24 horas por dia, atendendo a demanda transfusional do complexo hospitalar e servindo de suporte hemoterápico, com fornecimento de hemocomponentes e hemoderivados. O objetivo principal é garantir o suprimento de sangue seguro aos receptores atendidos e manter os registros, com total rastreabilidade dos hemocomponentes.

A Agência e o Comitê têm como objetivos melhorar as práticas hemoterápicas da instituição; aumentar a segurança transfusional; otimizar o uso dos hemocomponentes; reduzir os erros transfusionais; estreitar a relação do serviço de hemoterapia e os diversos serviços do hospital e criar um programa efetivo de revisão da utilização de hemocomponentes.

A facilitadora foi Ana Paula Parente, do Ingoh, auditora líder da Qualidade, pós-graduada em Qualidade nos Serviços de Saúde e Hemoterapia/Terapia Celular. Para o supervisor de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HCN, Kleybh Lima, a importância de capacitações como essa é a promoção da educação e atualização continuada em hemoterapia. “Além de atendermos as exigências legais, o aprendizado e conhecimento permitem entregar aos pacientes do HCN um serviço de excelência.”