HDS promove ação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado na última terça-feira, 27, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta, promoveu uma ação de conscientização com o objetivo de alertar colaboradores sobre a importância das práticas que minimizam os riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
A iniciativa foi realizada pelo técnico de segurança da unidade, Rafael Gois de Sousa, que passou em todos os setores reforçando as orientações e distribuiu informativos com dicas para promover um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.
O técnico de segurança classifica o acidente de trabalho como aquele ocasionado pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. O HDS é uma instituição que investe em equipamentos e implanta procedimentos mais seguros. Como diferencial, a unidade fornece Equipamentos de Proteção com a Certificação de Aprovação – C.A (um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego cuja finalidade é avaliar e manter um padrão nos equipamentos de proteção). E, em tempos de pandemia, todos os cuidados são intensificados diariamente para garantir a segurança de todos.
“Além de priorizarmos a qualidade dos EPI’s, é realizado também os exames periódicos que é uma forma de prevenir doenças ocupacionais. Trabalhamos os programas PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho) programas que visam avaliar os locais de trabalho e exposição aos riscos no ambiente laboral”, afirma Rafael. O profissional também destaca que para fomentar uma cultura de segurança, são expostos nos locais placas, sinalizações e realizado treinamentos de cunho orientativo.
Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o número de acidentes de trabalho cresceu cerca de 40% no último ano, 2020. “Com a atuação do serviço de segurança do trabalho é possível detectar e evitar os riscos de acidentes e surgimento de doenças que por muitas vezes não são fáceis de serem percebidas, como, por exemplo: lesão por esforço repetitivo, perda auditiva induzida por ruído, entre outras”, explica o técnico de segurança, Rafael Gois. O profissional ressalta também que promover a segurança no trabalho é um dever de todos.




