Siamesas Lara e Larissa recebem alta após nove meses de internação
As gêmeas siamesas Lara e Larissa receberam alta hospitalar nesta quarta-feira (07), após nove meses de internação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). Pela primeira vez desde o nascimento, as irmãs puderam ir para casa com os pais. A pediatra responsável pelas gêmeas, Camila Assis, conta que a alta foi possível porque o quadro de saúde das siamesas é estável, sem gravidade e as pequenas tem apresentado ganho de peso.
“As siamesas estão com 3,9 quilos cada uma e superaram todas as adversidades, que não foram poucas”, disse a médica. “Lara e Larissa passaram por várias internações em UTI, sofreram parada cardiorrespiratória, diversos episódios de dilatação anal, síndrome do desconforto respiratório, sepse e venceram tudo isso”, afirmou a profissional.
As irmãs são unidas pelo tórax e abdômem e compartilham órgãos dos sistemas digestivo, reprodutivo e urinário, além de um só miocárdio, que é a membrana que envolve o coração. “Elas vão para casa se alimentando por sonda e a Larissa com catéter de oxigênio, que auxilia no conforto respiratório, mas o quadro geral de saúde é estável e elas estão bem sorridentes”, detalhou Camila Assis. A mãe das pequenas, Kátia Márcia Cardoso, passou por capacitações com as equipes do Hecad para a rotina de cuidados com as filhas em casa.
“Os profissionais do Hecad são a nossa família aqui em Goiás. Além de cuidarem das nossas filhas com todo carinho, eles me ensinaram passo a passo como cuidar delas na nossa casa, como fazer aspiração, como manusear os dispositivos, como injetar as fórmulas e estou bem segura e feliz por ter a família toda reunida de novo”, contou Kátia.