Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Profissionais do Hecad realizam palestra sobre pedagogia hospitalar em simpósio promovido pela Seduc


27 de agosto de 2024



Profissionais do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participaram na última semana do 3º Simpósio Goiano de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, evento promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com a finalidade de capacitar professores da rede pública de ensino para atender estudantes que não podem frequentar a escola. O simpósio reuniu academia, profissionais de saúde e educadores em palestras e mesas redondas que discutiram a efetivação do direito das crianças e adolescentes à educação, desafios do atendimento fora da unidade escolar e soluções inovadoras para assegurar a eficácia do processo de aprendizagem.

Segundo a supervisora do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar da Seduc, Georgiene Carvalho, a dinâmica de oferta de aulas nos hospitais “permite que o estudante dê continuidade aos seus estudos em períodos de internação prolongada, evitando que a internação crie barreiras que podem impedir a reinserção do aluno na escola. O atendimento especial evita a evasão escolar e a defasagem idade/série”, destacou. 

O coordenador multiprofissional do Hecad, Lucas Machado, e a supervisora Ana Maria Faustino ministraram no evento a palestra “Práticas pedagógicas e educacionais do Hecad: uma abordagem inclusiva e humanizada no processo de hospitalização pediátrico”. Para o coordenador a participação da unidade trouxe uma nova perspectiva para o debate e capacitação dos profissionais.

“Nosso papel é ressaltar a relevância do atendimento educacional hospitalar da perspectiva do hospital pediátrico. Então nós falamos, enquanto profissionais de saúde, da importância do paciente continuar o acompanhamento escolar, ter essa ponte com a vida que ele tem fora do hospital, ser estimulado com atividades pedagógicas e dar continuidade ao seu processo de aprendizagem”, afirmou Lucas Machado. “Nós trouxemos ainda várias experiências e práticas bem sucedidas no Hecad para inspirar os educadores”, completou.

Segundo a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, “quando a gente fala de pedagogia hospitalar estamos falando de sensibilidade. Estamos falando de alguém que está vivendo um momento muito difícil e nós temos a responsabilidade de nos inteirarmos do que está acontecendo e, a partir disso, elaborar o nosso plano de trabalho”, destacou a titular da Seduc.