Superação e Inclusão são destaques na 8ª edição do Festival de Esporte Adaptado do Crer
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), realizou no dia 20 de setembro, a 8° edição do Festival de Esporte Adaptado do Crer, reunindo 400 atletas, divididos em 8 modalidades esportivas, com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão da pessoa com deficiência.
O Festival de Esporte Adaptado do Crer marcou o início das comemorações do aniversário do hospital, que no dia 25 de setembro completa 22 anos de fundação. A realização do evento esportivo mostra que além da reabilitação, a instituição se preocupa em readaptar o paciente, para que ele possa voltar às rotinas do dia a dia, contribuindo para a superação de desafios, estimulando a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora e a autoestima.
Segundo o diretor geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, “o Fead é um projeto com significado nobre, que busca estimular a readaptação e inclusão do paciente à sociedade, onde o sentimento de superação pode ser visto em todos os competidores, o que os torna verdadeiros vitoriosos não só no esporte, mas principalmente na vida”.
Para a atleta e paciente do Crer, Gabrielly Victoria, “a prática de esportes é muito importante para mim, por auxiliar em meu desenvolvimento e independência. Eu sou da equipe de basquete em cadeira de rodas e acho incrível essa competitividade. E com o Fead, é perceptível toda a minha evolução através do esporte desde o início das minhas terapias”.
Durante as competições, todos os 400 atletas foram premiados com uma medalha em reconhecimento ao esforço e superação de cada um dos pacientes. Ao todo, o Fead disponibilizou seis modalidades esportivas: Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Bocha Adaptada, Caminhada aquática, Futsal, Natação, Takkyu Volley e Tênis de mesa.
O evento também contou com a presença da superintendente de políticas e atenção integral à saúde da SES, Paula dos Santos Pereira, representando o secretário estadual de saúde, Rasivel dos Reis Santos Júnior; da diretora de promoção social da OVG, Jeane de Cássia Dias Abdala; e do superintendente de diálogos sociais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Goiânia, Josevan Marcelino da Silva.