Jornada Científica no Hecad discute geração de valor na assistência pediátrica
A quinta edição da Jornada Científica Integrativa da Agir, realizada presencialmente no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente no último dia 02, discutiu a geração de valor na assistência à saúde pediátrica. A programação do evento no Hecad foi composta por quatro palestras e duas mesas redondas voltadas para o debate e análise de estratégias para a geração de valor e encantamento do paciente.
Segundo o diretor-geral do hospital, Ronny Rezende, a Jornada Científica impulsiona a discussão e a produção de ciência, promovendo o debate sobre desafios e oportunidades das instituições de saúde e compartilhando experiências inspiradoras com os profissionais. “Foi um momento excepcional de troca, conhecimento e ampliação de horizontes, com foco na qualidade dos serviços e agregação de valor à experiência do paciente”, disse o gestor.
A supervisora de Ensino e Pesquisa do Hecad, Amanda Rodrigues, destacou que a programação da jornada foi cuidadosamente estruturada para trazer à tona temas que impactam diretamente a prática clínica da unidade e a formação dos profissionais de saúde. “A variedade de tópicos abordados, unida à participação ativa de palestrantes renomados e profissionais dedicados, fez deste evento um espaço de aprendizado coletivo e de celebração do conhecimento”, disse a supervisora.
*Programação*
As palestras ministradas no Hecad abordaram “Pediatria baseada em valor: abrindo caminhos para um sistema de saúde mais efetivo e sustentável”, com o pediatra e diretor técnico do Hecad André Resende; “Desafios das emergências respiratórias pediátricas e a eficácia da gestão do cuidado nos desfechos clínicos”, com a pediatra e preceptora da residência em pediatria da unidade Flávia Godoy e “Revolucionando a pediatria por meio da inteligência artificial e do uso de tecnologia”, com o fisioterapeuta e doutor em ciências da saúde Giulliano Gardenghi.
Também foram tema das exposições individuais “Empatia e comunicação no atendimento pediátrico”, com a pediatra e gerente médica do Hecad Maysa Carvalho; “Saúde mental infantil: abordagens assertivas nos casos de vítimas de violência sexual” com a psicóloga e perita da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) Viviane Teles, e “Aromaterapia na indução anestésica: o jeito Hecad de encantar o cliente”, com a enfermeira e coordenadora de enfermagem do Hecad Priscilla da Mata.
Já as mesas redondas debateram “O papel da experiência do paciente na prestação do cuidado baseado em valor” e “Liderança em saúde pediátrica: habilidades e métodos para promover uma cultura assistencial ética, de qualidade e baseada em evidências”.




.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)