Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Acolher + do Hugol tratou sobre gestão de conflitos


14 de julho de 2021



Em todos os momentos e lugares temos que lidar com conflitos dos mais diversos, como o intrapessoal, o interpessoal e o organizacional, os quais podem ser latentes, percebidos, sentidos ou manifestados. Para quem lida com o atendimento ao público isso não poderia ser diferente, e foi pensando nisso que o Programa Acolher + do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), convidou nos dias 07 e 08 de julho a ouvidora da unidade, Viviane de Oliveira, e a Gerente de Ensino da Agir, Rafaela Veronezi, para tratarem sobre o tema e apresentarem dicas preciosas para tornarem esses momentos mais leves.

Viviane trouxe alguns exemplos de conflitos do dia a dia que chegam até a Ouvidoria, mostrando formas simples de como esses conflitos poderiam ser evitados. “Para mim foi uma honra poder contribuir com esse projeto tão importante para o aperfeiçoamento de profissionais essenciais nos processos da nossa unidade. Poder compartilhar um pouco sobre a atuação do serviço de Ouvidoria e integrar ainda mais com essas equipes é motivo de muita alegria”, relatou a ouvidora.

No módulo “Gestão de Conflitos” do Programa Acolher +, os envolvidos tiveram a oportunidade de participar e concluir, juntos, que saber lidar com a situação é que define se o conflito será prejudicial ou benéfico. Foi um momento de troca de experiências e desenvolvimento de autoconhecimento que, certamente, impactou os colaboradores, trazendo uma visão reflexiva e de mudança positiva de comportamento.

“Os trabalhadores da saúde, pela natureza do seu trabalho, estão particularmente expostos a situações de conflitos que, por sua vez, se administradas de maneira errada, causam tensão, levam a confrontos e geram ambientes improdutivos. Diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, os conflitos, quando bem administrados, podem gerar mudanças positivas no comportamento das pessoas, pois motivam a busca por soluções e melhorias”, relatou Rafaela Veronezi.