Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Agir


Agir inova com uso de tecnologia RFID nas unidades de saúde


16 de janeiro de 2025
Créditos: Alessandra Rocha
Fotos: Gustavo Viscal



Com o objetivo de aprimorar o gerenciamento de bens patrimoniais, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) implementou a tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência) nas unidades de saúde geridas pela instituição. Essa inovação utiliza ondas de rádio para identificar e rastrear objetos, trazendo maior agilidade e eficiência em comparação aos métodos tradicionais, como o código de barras.  

A tecnologia permite monitorar, em tempo real, a localização de equipamentos médicos, mobiliários e outros itens, reduzindo perdas materiais e otimizando processos. Em Goiás, o Crer, Hugol e HDS são as primeiras unidades de saúde a adotar o RFID no setor, demonstrando pioneirismo na aplicação dessa tecnologia. Essas unidades, juntas, possuem atualmente mais de meio milhão de equipamentos. 

Segundo Claudemiro Euzébio Dourado, Superintendente de Operações e Finanças da Agir, a mudança traz ganhos significativos. “Todos os anos realizamos a contagem manual de todos os equipamentos para o inventário, mas agora faremos isso utilizando um leitor que capta o sinal das tarjas nos equipamentos, o que reduzirá o tempo e o custo dessa operação, além de ampliar o controle”, explicou Claudemiro durante a reunião de implantação da tecnologia realizada na última terça-feira (14/01). 

A iniciativa faz parte do Programa Operações 4.0, que promove a transformação tecnológica em áreas como higienização hospitalar, nutrição, rastreabilidade de ativos patrimoniais e hospitalidade eletrônica, impactando diretamente as interações e a experiência dos pacientes. 

Daniel Paiva, Coordenador de Operações na Agir, relata que essa transformação tecnológica contribui para maior controle, transparência na prestação de contas, controle contábil, ajustes de movimentações e responsabilidade compartilhada entre os setores. Além disso, irá promover mais segurança nos processos.   

Além disso, a iniciativa eleva a segurança nos processos operacionais. Vitor Peixoto, Diretor Corporativo de Operações e Logística da Agir, reforçou os benefícios dessa transformação. "Por meio da tecnologia RFID, alcançaremos um processo de gestão patrimonial cada vez mais seguro, preciso e eficiente, permitindo uma evolução tecnológica contínua em nossos processos", explica Vitor. 

A adoção do RFID reafirma o compromisso da Agir com a inovação e a excelência na gestão em saúde, colocando a tecnologia a serviço de um cuidado mais eficiente e sustentável. 



4.jpg
5.jpg
4.jpg
3.jpg
2.jpg
6.jpg