Crer capacita colaboradores com treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou, entre os dias 10 e 14 de março, um treinamento para os membros eleitos e indicados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa).
A capacitação foi ministrada por profissionais da unidade e equipe do corpo de bombeiros Civis e abordou temas essenciais relacionados à segurança do trabalho e à prevenção de acidentes e de assédio, incluindo: Introdução à segurança do trabalho; Higiene ocupacional; Agentes de riscos ocupacionais e ambientais; Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR - NR 9); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO - NR 7); Equipamentos de Proteção Individual (EPI - NR 6); Noções sobre legislação trabalhista e previdenciária relativa à segurança do trabalho; Acidente de trabalho e suas implicações, inclusive no home office; Investigação de acidentes de trabalho e preenchimento do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT); Estrutura e funcionamento da Cipa conforme a Norma Regulamentadora (NR 5); Elaboração do mapa de risco; Combate a incêndios; Campanhas de segurança no ambiente de trabalho.
Para Agostinho Marques de Jesus Neto, supervisor de segurança e medicina do trabalho do Crer, a segurança no ambiente de trabalho é um compromisso de todos. “A Cipa desempenha um papel fundamental nessa missão. A capacitação que realizamos é um momento essencial para reforçar a cultura da prevenção, preparando nossos colaboradores para identificar e minimizar riscos no dia a dia. O envolvimento de cada membro da comissão, aliado ao conhecimento técnico transmitido durante o treinamento, fortalece as práticas de segurança e bem-estar no Crer”, explica Agostinho.
Sobre a Cipa
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 5, empresas com mais de 50 funcionários devem constituir uma Cipa. Caso não se enquadrem nessa exigência, é necessário designar um funcionário responsável pelo cumprimento das diretrizes da NR 5, garantindo treinamentos anuais. A Cipa do Crer é composta por 28 membros, entre eleitos e indicados, e realiza processo eleitoral anualmente para renovação dos integrantes.