Crer realiza treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória para aprimoramento da equipe assistencial
Com o compromisso de garantir um atendimento cada vez mais seguro e eficaz, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoveu, nos dias 19 e 20 de março, treinamentos relacionados a matriz de Diagnóstico de Necessidades de Treinamento (DNT). A capacitação institucional tem como objetivo aprimorar continuamente as equipes assistenciais por meio de treinamentos específicos, abordando mensalmente temas essenciais para a qualificação profissional e a excelência no atendimento. Neste mês, o foco foi a Parada Cardiorrespiratória (PCR), reforçando protocolos institucionais e práticas fundamentais para a condução de situações críticas.
A iniciativa reuniu 175 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros dos setores de Internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que participaram das atividades nos períodos diurno e noturno. Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a identificação precoce da PCR, o acionamento ágil da equipe de emergência, a execução de manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade e a importância da comunicação eficaz entre os profissionais durante o atendimento. Além disso, foram reforçadas as melhores práticas assistenciais e a prevenção de erros comuns em situações de emergência.
Para a gerente de enfermagem do Crer, Hélvia Fernandes de Assis, a capacitação contínua é essencial para garantir um atendimento qualificado e ágil, contribuindo para a segurança dos pacientes. "Em situações de parada cardiorrespiratória, cada segundo é determinante para a sobrevivência do paciente. Treinar nossas equipes para agir de forma coordenada e eficiente faz toda a diferença nos desfechos clínicos e fortalece a qualidade da assistência prestada", destacou.
A capacitação contínua faz parte da estratégia institucional do Crer para fortalecer a segurança do paciente e garantir a excelência nos atendimentos. Ao investir no aperfeiçoamento técnico de sua equipe, a instituição reafirma seu compromisso com a qualificação profissional e a melhoria dos desfechos clínicos, promovendo um ambiente hospitalar mais preparado para responder a eventos críticos com rapidez e precisão.