Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hecad fortalece práticas de acolhimento com equidade e inclusão no atendimento SUS


1 de abril de 2025
Créditos: Lais Castilho e Thauann Sales
Fotos: Lais Castilho



Colaboradores recebem treinamento com foco no respeito às diferenças, na humanização no cuidado centrado no paciente

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu um treinamento com os colaboradores para apresentar as diretrizes de atendimento às populações específicas, conforme estabelecido pela Diretriz de Suporte (DIS) 305. A norma orienta a promoção de uma assistência humanizada, considerando aspectos como ciclos de vida, etnia, cultura, religião, crenças, diferenças de gênero, orientação sexual e deficiência.

O principal objetivo da capacitação é fortalecer um ambiente acolhedor, diverso e inclusivo, garantindo que todos os usuários da unidade sejam atendidos com respeito e equidade, de forma sensível às suas diferentes necessidades.

Entre os principais eixos abordados pela DIS 305, estão:

  • Promover um ambiente de respeito a todos os usuários, com foco em suas individualidades.
  • Garantir tolerância zero a qualquer forma de preconceito, discriminação ou assédio.
  • Incentivar ações que promovam diversidade, equidade e inclusão dentro da unidade.

Durante o treinamento, foram discutidas orientações fundamentais para o atendimento a pacientes com deficiência, bem como para aqueles que possuem necessidades específicas relacionadas a crenças religiosas, identidade de gênero ou pertencimento a povos indígenas e comunidades ciganas. Também foram abordados cuidados específicos para crianças, gestantes e lactantes, além de protocolos para lidar com situações de racismo e outras formas de discriminação no ambiente de saúde.

A Supervisora Multiprofissional do Hecad, Ana Maria Faustino, reforçou a importância de manter um olhar atento às diferentes realidades dos pacientes: “É fundamental promover um ambiente de respeito a todos, sem aceitar qualquer forma de preconceito, discriminação ou assédio. Assim, garantimos um atendimento com equidade, promovendo a diversidade, a inclusão e o cuidado centrado no paciente”, destacou.

O treinamento reforça o compromisso do Hecad com o propósito de Cuidar de Vidas, garantindo um serviço público de saúde mais humano, justo e inclusivo para toda a população pediátrica do SUS.



IMG_9026-1.JPEG
IMG_9013-1.JPEG
IMG_8997-1.JPEG