HDS apresenta resultado da Pesquisa de Clima Organizacional
Nos dias 16, 17 e 18 de junho, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) realizou a apresentação do resultado da pesquisa de clima organizacional para os profissionais da unidade. A pesquisa de clima foi realizada no HDS no mês de fevereiro e contou com a participação de 91% dos colaboradores, que responderam sobre a satisfação relacionada aos seguintes temas: Comunicação, Liderança, Treinamento, Relações e Condições de trabalho.
A Supervisora de Recursos Humanos, Larissa Andrade Bento, conduziu a apresentação dos resultados e destacou que por meio da pesquisa de clima é possível analisar o cenário e definir ações de melhoria. “É importante ressaltar também, que para haver um clima organizacional satisfatório é necessário a participação de todos. Não depende unicamente da empresa, o envolvimento do profissional é importante no desenvolvimento das ações de melhorias”, explicou.
Além dos dados da pesquisa de clima, também foram abordados outros aspectos contribuintes para o desempenho da organização e a qualidade de vida no trabalho, como o feedback, uma prática que busca reforçar os pontos positivos, melhorar o autoconhecimento, orientar e reformular condutas e percepções sobre pontos a serem desenvolvidos. A cultura do feedback é importante tanto para quem dá como para quem recebe, pois permite compreensão sobre as expectativas entre as partes, e assim, construir uma relação profissional madura e saudável. “É um diálogo que promove aprendizado”, afirma Larissa.
Alinhado a isso, a profissional explicou que a pesquisa será anual, com o objetivo de identificar fraquezas e forças para nortear a tomada de decisão para melhora do clima organizacional e gestão de pessoas. “É uma ferramenta utilizada para fornecer subsídios à unidade no processo de retro alinhamento auxiliando no alcance da excelência e inovação”, diz.
O evento fez parte do cronograma de integração cujo objetivo é discutir temas pertinentes de cada setor. O primeiro dia contou com a participação dos diretores do HDS: Dra. Mônica Ribeiro Costa, Dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar e Darlan Dias Santana. A diretora geral, Dra. Mônica Ribeiro Costa, ressaltou a importância das habilidades de cada um para o bom andamento das atividades. Outro aspecto relevante abordado pela diretora é a participação e colaboração dos gestores juntos a cada liderado no processo de melhoria contínua.
Em seguida o diretor administrativo, Darlan Dias Santana, reforçou a importância da empatia. “Dentro do propósito de cuidar de vidas é fundamental que todos estejam imbuídos do sentimento de integração, um ajudando o outro”, afirma.




