Obras de revitalização avançam no CHS, em Manaus
Investimento inicial da Agir é de 1,5 milhão de reais na modernização de enfermarias e recepções
As obras de revitalização e reforma no Complexo Hospitalar Sul (CHS), sob a gestão da Agir Saúde, avançam de forma significativa. Na sexta-feira, (11/04), a gerência de infraestrutura da unidade realizou a inspeção semanal para verificar o progresso dos trabalhos.
“O balanço é extremamente positivo. Nessa visita, identificamos pontos de atenção e conseguimos sanar possíveis contratempos para garantir o cumprimento do cronograma. Conseguimos aumentar o número de operários e avançamos bastante”, afirma o gerente de infraestrutura da Agir, Renatho Oliveira.
Na noite da quinta-feira (10/04), o governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou o complexo para acompanhar as obras, juntamente com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. Eles foram recebidos pelo superintendente executivo, Lucas Paula da Silva; pelo diretor regional, Wermerson Rodrigues da Silva; e por outros membros da diretoria da Agir em Manaus.
O investimento inicial na revitalização das enfermarias localizadas no quinto andar do HPS 28 de Agosto e das recepções das duas unidades é de R$ 1,5 milhão. As obras tiveram início na segunda quinzena de março e estão sendo realizadas dia e noite, com o envolvimento de cerca de 70 operários.
Já foram concluídos os serviços de demolição e remoção de entulhos. Atualmente, os trabalhadores estão realizando a instalação de paredes de drywall, do novo revestimento cerâmico, a revisão das instalações elétricas e a aplicação do novo piso Korodur, material ideal para áreas de alto tráfego.
Com a revitalização do quinto andar, o HPS 28 de Agosto passará a contar com 12 enfermarias de clínica cirúrgica totalmente renovadas, totalizando 83 leitos. Cada leito será equipado com cama hospitalar, régua de gases medicinais, suporte de soro, mesa de cabeceira e refeição, escada de dois degraus e poltrona para acompanhante, além de outros mobiliários e equipamentos necessários. Corredores, postos de enfermagem, salas de conforto, banheiros e áreas de apoio também serão completamente revitalizados.
As novas recepções das duas unidades proporcionarão mais espaço e conforto para pacientes e acompanhantes, além de uma importante mudança no fluxo de atendimento, conforme destaca o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta. “No HPS 28 de Agosto, por exemplo, conseguiremos separar o fluxo de pacientes da emergência dos casos de visita e troca de acompanhantes, entre outras melhorias”, afirma.
No Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), além da ampliação da recepção, estão sendo reformados dois consultórios de ginecologia, dois consultórios obstétricos, as salas de ultrassom, coleta e laboratório, o acolhimento ginecológico, o acolhimento obstétrico, o acolhimento social, banheiros e o depósito de materiais de limpeza.
Serviços realizados
Desde dezembro de 2024, sob a gestão da Agir, o Complexo Hospitalar Sul tem passado por uma intensa transformação. Na área externa, já foram realizados o recapeamento asfáltico do estacionamento, com correção de calçadas e sarjetas para melhorar a drenagem, e a modernização da iluminação com a substituição das lâmpadas antigas por luzes de LED.
Também foram concluídas a readequação da parte elétrica e hidráulica, com a troca da subestação, cabeamento de alta tensão e barramentos, e a instalação de seis novos geradores (três em cada unidade do complexo) para garantir a continuidade das atividades em caso de queda de energia prolongada.
O antigo abrigo de resíduos foi demolido para a construção de um novo espaço mais adequado às normas ambientais de manejo de lixo. A obra também contempla a ampliação do estacionamento e a criação de uma nova entrada e saída de veículos pela avenida Maceió, otimizando o fluxo viário.
Outros serviços já executados incluem a revitalização da fachada com a nova identidade visual, paisagismo, reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a instalação de um posto policial em frente ao complexo.




