Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol conscientiza sobre o perigo das queimaduras no Junho Laranja


22 de junho de 2021



Participando da campanha de prevenção de queimaduras Junho Laranja, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), alerta sobre os perigos de acidentes que podem causar queimaduras. A campanha é realizada neste mês em alusão ao Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, comemorado no dia 6, e alerta sobre esses incidentes que atingem cerca de 1 milhão de pessoas todos os anos, segundo a SBQ – Sociedade Brasileira de Queimaduras.

“É essencial ter uma campanha específica para ressaltar a importância da prevenção a queimaduras nesse momento que estamos vivendo. O uso do álcool em gel para higienização das mãos é uma orientação das principais entidades de saúde nessa pandemia, então o cuidado tem que ser redobrado. Ainda temos o fato de que, com as aulas presenciais suspensas, as crianças estão passando mais tempo em casa, o que as tornam mais suscetíveis a acidentes domésticos. Também temos visto diversos casos de queimaduras elétricas, reforçando a ideia de que o perigo está em toda parte, e o melhor remédio contra a queimadura é a prevenção”, relatou Fabiano Arruda, supervisor médico da Unidade de Queimados do Hugol.

Os acidentes com queimaduras ocorrem, em muitos casos, em situações corriqueiras, em que a vítima já é acostumada a realizar a ação que causou o fato. “Sempre acendi a chapa da mesma forma para fazer as refeições de casa, mas dessa vez, não sei o porquê, o álcool explodiu em mim”, explicou a paciente Gislene Amorim. “O meu acidente aconteceu em um momento de distração na hora de acender a churrasqueira, e foi tudo muito rápido”, declarou a paciente Laís da Silva.

O Centro de Referência em Assistência a Queimados do Hugol é um dos mais modernos do país e, até maio de 2021, já tratou 2.792 vítimas de queimaduras graves. Recebe pacientes regulados pelas centrais de regulação do Estado que apresentam critérios de internação normatizados pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. O serviço conta com equipe médica (plástica, intensivista e clínica), de enfermagem e multiprofissional (fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional), especializadas e dedicadas ao atendimento dos pacientes com queimaduras; aparelhos modernos; produtos e curativos específicos; e agilidade para a realização de exames (imagem e laboratorial).