Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


CRER realiza capacitação em Vigilância Epidemiológica


21 de setembro de 2021



O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, por meio do Serviço de Epidemiologia da instituição, realizou, entre os dias 15 e 18 de junho, capacitação sobre Notificação de Doenças e Agravos Epidemiológicos. Passaram pelo treinamento as equipes de profissionais que atuam na assistência ao paciente internado na unidade.

“O objetivo desse momento de capacitação foi orientar e capacitar o nosso profissional quanto às doenças e agravos que são notificáveis e os fluxos do serviço de Epidemiologia na instituição. É muito importante manter esse trabalho contínuo de capacitação das equipes para garantir o preenchimento correto da Ficha de Notificação, a qual nos traz informações estratégicas que vão gerar ações tanto da gestão, quanto de condução frente à determinadas doenças”, explicou a enfermeira responsável pelo serviço de Epidemiologia do CRER, Priscilla Cirqueira.

Ao todo, 130 profissionais foram capacitados. A técnica em enfermagem Edilaine viu no treinamento uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca da importância da notificação no enfrentamento às doenças.

“A atualização do conhecimento é sempre positiva. São oportunidades de agregar aprendizado à nossa prática e à nossa rotina de trabalho focado na segurança do paciente e na qualidade do cuidado”, disse a técnica em enfermagem, Edilaine Silva de Souza.

O Serviço de Epidemiologia é o responsável pela vigilância das doenças de notificação compulsória (DNC) e outros agravos de interesse para a saúde pública. Esse controle é fundamental para a prevenção de uma doença e seu controle.

“A vigilância epidemiológica é definida como uma sistemática coleta, armazenamento, análise e interpretação de dados, e disseminação de informação para aqueles que necessitam saber ordenar a ação e desenvolver políticas públicas em saúde”, finalizou a enfermeira Priscilla Cirqueira.



005-2.jpg
003-1-1-1024x1024.jpg
007-1-1024x1024.jpg