Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


Complexo Hospitalar Sul, em Manaus, celebra o Dia Mundial de Higiene das Mãos


5 de maio de 2025
Créditos: Guilherme Fragas
Fotos: Guilherme Fragas



A higienização das mãos é uma prática fundamental para prevenir a transmissão de microrganismos que causam doenças

 

O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras) do Complexo Hospitalar Sul (CHS), comemorou nesta segunda-feira (05/05) o Dia Mundial de Higiene das Mãos com ações de conscientização dos profissionais de saúde, realização de minicursos e oficinas.

“No ambiente hospitalar, os germes passam, principalmente, através do contato e as nossas mãos são ferramentas de transmissão. Então, dentro do ambiente hospitalar, a gente preconiza que a higienização das mãos  seja a principal ação no combate a infecções”, afirma Ricardo Zonta, diretor técnico do CHS. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomenda a higienização das mãos em cinco momentos-chave para prevenir a propagação de infecções: antes e após tocar o paciente; antes de procedimentos assépticos ou limpos; após o risco de exposição a fluidos corporais e após tocar superfícies próximas ao paciente. 

Além de orientar sobre a importância e a correta higienização das mãos, a ação também alertou para a proibição da utilização de adornos em ambiente hospitalar, como determina a Norma Regulamentadora 32 (NR-32). Adornos, como aneis, alianças, pulseiras, relógios, brincos e piercings, podem acumular resíduos e facilitar a transmissão de doenças. A coordenadora assistencial do CHS, Priscila Gusmão, enfatizou que o uso inadequado das luvas de procedimento também foi pauta das conversas com os profissionais de saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso de luvas em situações que envolvam contato com sangue, fluidos corporais ou tecidos que possam estar contaminados e enfatiza que a higiene das mãos, com ou sem luvas, é uma medida fundamental para prevenir a disseminação de microrganismos. “Esse ano, a Organização Mundial de Saúde está trabalhando esse tema e a gente vai estar aqui também reforçando com os nossos colaboradores”, afirma Priscila.

A equipe do Sciras percorreu durante a manhã desta segunda-feira todos os setores assistenciais do CHS, orientando as equipes. À tarde, dois minicursos foram realizados. O primeiro sobre medidas de prevenção das IRAS e o segundo sobre o uso racional de microbianos. Amanhã (06/05) e quarta-feira (07/05), os profissionais ainda vão poder assistir a oficinas de higienização das mãos. 

Para a coordenadora de enfermagem, Maria Gracimar, todos os profissionais devem se sensibilizar para a importância da lavagem das mãos. “Quando toda equipe está envolvida e comprometida em fazer a lavagem das mãos da maneira correta, você ajuda a reduzir o tempo do paciente no hospital evitando infecções. A lavagem das mãos salva vidas”, afirma.  



IMG-20250505-WA0063.jpg
IMG-20250505-WA0078.jpg
IMG-20250505-WA0076.jpg
IMG-20250505-WA0075.jpg
IMG-20250505-WA0074.jpg
IMG-20250505-WA0073.jpg
IMG-20250505-WA0071.jpg
IMG-20250505-WA0059.jpg