CHS apresenta balanço da "Semana Agir pela Segurança do Paciente: Rumo à Segurança do Paciente"
Evento realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Manaus, mobilizou cerca de 600 colaboradores com ações educativas e interativas.
O Complexo Hospitalar Sul (CHS), sob gestão da Agir Saúde e vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), apresentou, nesta quinta-feira (08/05), o balanço da “Semana Agir pela Segurança do Paciente: Rumo à Segurança do Paciente”. Promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o evento reuniu aproximadamente 600 colaboradores e promoveu uma série de atividades voltadas à conscientização e fortalecimento da cultura de segurança dentro da unidade.
Durante os dois dias de programação, os setores assistenciais do CHS contaram com "portos" — pontos de parada interativos onde os profissionais participaram de dinâmicas educativas sobre as seis metas internacionais de segurança do paciente. Cada parada abordava duas metas, permitindo que todos os participantes recebessem informações completas ao longo da jornada.
“Foi extremamente gratificante ver a adesão dos colaboradores e o envolvimento nas atividades. Plantamos uma semente importante no fortalecimento da cultura de segurança do paciente. A segurança do paciente é um pilar fundamental na prestação de cuidados de saúde de qualidade. Implementar ações de segurança do paciente é essencial para prevenir erros, reduzir riscos e garantir que os cuidados prestados sejam seguros e eficazes.”, destacou Maria Júlia, supervisora da Qualidade do CHS.
Como forma de incentivo, os participantes receberam chocolates e um crachá personalizado contendo as seis metas de segurança, que são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; aumentar a segurança na administração de medicamentos; garantir procedimentos cirúrgicos corretos; reforçar a higienização das mãos; e reduzir riscos de quedas e lesões por pressão.
Para a Encarregada da Higienização, Nayara Araújo, a experiência foi enriquecedora. “Eu nunca tinha participado de uma ação como essa. Uma coisa importante é que envolveu todos os setores. Foi bem dinâmico, aprendi muito e ainda teve um brinde no final. Eu me senti valorizada como parte do cuidado com o paciente”, afirmou.
Ao final do evento, foram realizados sorteios de bolsas para cursos do Ensino Agir, com foco na qualificação dos profissionais. A colaboradora Geane Reis da Silva foi contemplada com uma bolsa integral para o curso EAD “Implementação Efetiva das Metas de Segurança do Paciente”. Outras bolsas foram distribuídas para diferentes formações, reforçando o compromisso do CHS com a educação contínua e a excelência nos serviços prestados.






