HPS 28 de Agosto avança para a conclusão da nova Unidade de Internação
4 de julho de 2025
Créditos: Guilherme Fragas / Saavik Arguelles
Fotos: Guilherme Fragas / Saavik Arguelles
Novo espaço no quinto andar terá 83 leitos distribuídos em 12 enfermarias e 3 isolamentos, com estrutura modernizada e assistência mais humanizada
As obras de modernização da Unidade de Internação no quinto andar do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade do Complexo Hospitalar Sul (CHS), entraram na fase final. Com previsão de entrega para a primeira quinzena de agosto, a revitalização contempla ambientes como enfermarias, postos de enfermagem e médico, sala de medicação, farmácia satélite, novos mobiliários, conforto, rouparia, copa, banheiros e corredores.
Ao todo, serão 83 leitos distribuídos em 12 enfermarias e 3 áreas de isolamento, todos equipados com camas hospitalares, réguas de gases, suportes de soro, mesas de cabeceira e refeição, poltronas para acompanhantes e demais insumos.
Segundo o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta, a remodelação fortalece o giro de leito. “Isso otimiza a estadia e melhora a transição do paciente para um ambiente mais adequado ao seu tratamento, o que contribui para uma recuperação mais rápida e alta precoce”, explica.
Para o gerente multiprofissional, Marcos Paulo, a nova unidade representa um avanço na qualidade do atendimento. “É uma obra feita com excelência, que será modelo para todo o complexo hospitalar. Os novos espaços garantem assistência mais acolhedora e eficiente.”
O quinto andar passou por uma reestruturação completa. O antigo piso foi removido, paredes foram reposicionadas e um novo revestimento hospitalar (Korodur) foi instalado. As redes elétrica e de gases medicinais foram modernizadas, o forro foi totalmente substituído e, neste momento, os trabalhos estão concentrados na pintura e nos acabamentos finais.
Inovações e melhorias
A Unidade de Internação contará com uma farmácia satélite, alinhada à padronização da farmácia central do hospital. A novidade, segundo o supervisor de Farmácia do CHS, Anderson da Silva, trará agilidade à assistência. “A proximidade facilita o acesso da equipe aos medicamentos, otimizando protocolos que exigem administração rápida.”
Outra inovação é o novo sistema de climatização: são cinco evaporadoras em áreas técnicas e cinco condensadoras de 20 TR na laje do hospital. Os equipamentos, de alta capacidade, seguem os rígidos padrões hospitalares para garantir qualidade do ar, segurança e conforto.
“Mais do que refrigerar, o sistema precisa filtrar e renovar o ar em múltiplas etapas para evitar contaminações e garantir um ambiente seguro para pacientes e profissionais”, afirma Renatho Nobre, gerente de Infraestrutura.
A unidade também passa a contar com um novo projeto luminotécnico, que aprimora a iluminação e promove maior conforto visual, segurança e humanização dos espaços.
Entregas recentes e Fast Track nos pronto-socorros
No dia 17 de junho, o governador Wilson Lima entregou os novos pronto-socorros do HPS 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), além da primeira Ressonância Magnética 24h da rede pública estadual, com capacidade para 750 exames por mês. O exame, considerado padrão ouro, oferece diagnósticos mais precisos e sem procedimentos invasivos.
Nas unidades, foi implantado o modelo Fast Track, um fluxo rápido para casos leves. Pacientes classificados como azul ou verde, que representam mais da metade da demanda do HPS, passam por triagem, atendimento médico e, quando necessário, recebem medicação e alta diretamente na área de pronto-socorro, sem precisar acessar as demais etapas hospitalares.
 15.27.08_e1218d28.jpg)
 15.27.07_92035f3b.jpg)
 15.27.07_50451d83.jpg)




