HCN abre capela ecumênica para colaboradores e parceiros
O Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, abriu no dia 2 de junho, uma capela ecumênica destinada aos colaboradores e parceiros. A sala fica próxima à entrada da assistência à saúde, próxima ao corredor principal. A cerimônia de abertura, que aconteceu às 10h30, contou com a participação da diretoria e profissionais do HCN. Participou também uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Comissão Interna dos Contratos e Gestão em Serviços de Saúde que visitava a unidade. Durante a abertura, a colaboradora da Ouvidoria, Cleicy Pires de Freitas, cantou duas músicas e foi feito um momento de oração.
O projeto foi feito pelas colaboradoras do HCN, Marina Coelho, supervisora Psicossocial e Maria de Fátima, assistente social, e contou com a participação de vários setores, como Manutenção e Patrimônio, e Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) da unidade. A cruz, por exemplo, foi produzida no próprio HCN com material reciclável.
Por meio do projeto foi possível receber doações de uma igreja do município e também de representantes das religiões Católica, Espírita e Evangélica. O padre Franciel da Silva fez a doação de dois genuflexórios (local para ajoelhar e fazer as orações). O projeto Mães Adoradoras doou cerca de 70 terços feitos à mão, que deverão ser entregues a pacientes, familiares e profissionais da saúde, que receberão por livre espontânea vontade.
Mesmo com os terços, que remetem à Igreja Católica, a ideia é que o local seja ecumênico e que todos do HCN possam utilizar quando tiverem necessidade. “Há momentos em que as pessoas precisam se fortalecer e muitas buscam isso através de sua fé. Tenho certeza de que esse espaço vai contribuir ainda mais para a humanização do nosso ambiente trabalho e para o momento, que é de união e de respeito à diversidade”, afirma a diretora Geral da unidade, Anamaria Arruda.