Paciente de 97 anos tem alta no HCN
O lavrador aposentado, João da Silva Moraes, de 97 anos, teve alta no Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Ele entrou na unidade no último dia 20, com 50% do pulmão comprometido após ser infectado pelo coronavírus. Segundo o médico que o recebeu na unidade, Pedro Henrique, o paciente chegou muito debilitado, com falta de ar, mas reagiu bem ao tratamento e teve alta depois de uma semana na enfermaria.
Seu João afirmou que tem 102 anos e que só foi registrado cinco anos depois, o que segundo ele era muito comum na época para não pagar multa pelo atraso no registro do documento. “Já era grande quando meu pai me registrou”, disse. Ele contou que foi criado em uma fazenda no povoado de Laginha, próximo à ponte de barro Alto, município vizinho de Uruaçu e que atualmente vive com a esposa em Nova Iguaçu de Goiás.
Lúcido, durante toda a conversa, ele contou que é casado e teve nove filhos, sendo que três estão com Deus. Nesse momento ele fez uma pausa, como se voltasse a pensar em cada um deles. Emocionado, lembra que trabalhou a vida inteira para criá-los. Para isso, viveu muitos dias de perigo, no meio da “capoeira” (no mato), misturado com os bichos. “As coisas foram melhorando, graças à Deus, não sou rico e sobrevivo hoje da aposentadoria”, frisa seu João.
Ainda na enfermaria, prestes a rever sua família, ele deixou um recado para as outras pessoas. “Não facilita não. Usem sempre o álcool em gel e a máscara de proteção facial”, diz.
Na saída do hospital, ele foi recebido por duas filhas, Advercione Costa Gomes e Neurides da Silva Moraes, e um genro. E, fez questão de tirar fotos com parte da equipe que cuidou dele.