Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS EM PAUTA: 31 DE MAIO – DIA MUNDIAL SEM TABACO


31 de maio de 2021



Criado em 1987, O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio, procura alertar à população sobre as doenças causadas pelo tabagismo. Tendo em vista a importância da campanha, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, por meio da equipe do programa de aperfeiçoamento, com apoio da equipe multiprofissional, realizou durante todo esse mês de maio uma ação de chamada à conscientização para os malefícios causados pelo tabaco. Para a iniciativa, foram montados murais ilustrativos com imagens dos diversos tipos de enfermidades causadas pelo cigarro.

O tabagismo é uma doença provocada pela dependência à nicotina presente nos diversos produtos à base de tabaco. Em função disso, além do uso de murais ilustrativos, os pacientes também foram convidados a participarem de um “jogo da velha”, contendo imagens ilustrativas sobre as diferenças de uma vida com e sem tabaco. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, e mais de 7 milhões dessas mortes tem relação direta com o tabagismo.

O paciente Darci Francisco Magalhães, foi fumante durante 57 anos, e como consequência desse hábito, desenvolveu problemas respiratórios e até hoje, aos 77 anos, tem dificuldades na respiração. “Em 2013, fiquei muito grave devido a uma pneumonia, e após isso, decidi parar de fumar”, afirma o paciente. Uma atitude que lhe proporcionou melhor qualidade de vida. “Após parar com esse hábito, consegui me alimentar melhor e sinto-me com mais disposição”, ressalta.

Ações como essa são de extrema importância para despertar na população a necessidade de atenção à saúde, e de manter hábitos saudáveis. Essas iniciativas podem prevenir doenças e propiciar uma vida melhor, além de longevidade. O HDS é uma unidade de saúde que tem como perfil de usuários pacientes idosos e portadores de doenças crônicas, por isso, ao longo do ano, a instituição promove múltiplas ações centradas na transformação do comportamento de seus pacientes. A unidade conta com profissionais conceituados que oferecem aos pacientes um cuidado pautado na qualidade e na humanização.