Equipe de acolhimento do CHS, em Manaus, faz treinamento com representante do Hugol
Iniciativa visa fortalecer práticas humanizadas e qualificar o cuidado para uma assistência mais resolutiva
Profissionais da equipe de acolhimento do Complexo Hospitalar Sul (CHS), participaram nesta quinta (31/07) e sexta-feira (01/08), dos treinamentos: "Acolhimento que Transforma” e “Atendimentos em Casos Especiais", ministrados, respectivamente, pelo Coordenador de Acolhimento do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Luiz Carlos, e pelo Supervisor de Acolhimento do CHS, Israel Alexandre da Cruz.
Maqueiros, atendentes de hospitalidade, assistentes administrativos e encarregados participaram desta importante iniciativa que visa fortalecer práticas humanizadas e qualificar o cuidado em situações específicas, contribuindo para uma assistência mais resolutiva.
A palestra “Acolhimento que Transforma” buscou, segundo Luiz Carlos, garantir que todas as unidades, especialmente com a expansão da Agir pelo país, mantenham um padrão de postura, cuidado, amor e acolhimento no atendimento aos pacientes.
“Para que esse padrão seja mantido é primordial que eles observem as particularidades de cada usuário, seja ele paciente, acompanhante ou visitante. Além disso, a postura profissional é essencial, devendo ser de confiança, receptiva e atenta à chegada dos pacientes, garantindo o cuidado merecido e evitando o desleixo”, afirmou.
Ao final do treinamento, foi realizada uma dinâmica para que os participantes vivenciassem as três formas de atendimento mais comuns: correto, confuso e grosseiro. A ideia foi que eles percebessem a diferença entre elas e sentissem que o atendimento correto é o mais fácil de ser realizado. A dinâmica demonstrou que as abordagens confusas e grosseiras geram desconforto, enquanto o atendimento correto flui com mais naturalidade e simplicidade.
O treinamento foi muito produtivo e gratificante, considerou a Assistente Administrativo, Karla Bindá. “Isso incentiva os atendentes e os maqueiros a melhorar o atendimento deles, né?”, afirmou. Já o Atendente de Hospitalidade, Marcelus Henrique, ressaltou a importância desse tipo de treinamento para promover a união da equipe e aumentar o engajamento. “Foi muito produtivo. A troca de informações, troca de experiências, e é muito importante esse tipo de treinamento porque faz com que a equipe fique mais unida e mais engajada com o pensamento, com o direcionamento e a nossa missão do complexo hospitalar”, afirmou.
Ao falar sobre “Atendimentos em Casos Especiais”, o Supervisor de Acolhimento do CHS, Israel Alexandre, destacou a importância da empatia, do respeito e postura nas recepções.
“O Luiz Carlos, coordenador de acolhimento do Hugol, veio de Goiás para nos ajudar, nos dar esse apoio, e ele deixou bem claro que nós devemos levar a palavra acolhimento, de fato, para o fronte, para a recepção, para que todas entendam o propósito da Agir, que é cuidar de vidas”, afirmou.




