Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


Equipe de acolhimento do CHS, em Manaus, faz treinamento com representante do Hugol


4 de agosto de 2025
Créditos: Guilherme Fragas
Fotos: Guilherme Fragas



Iniciativa visa fortalecer práticas humanizadas e qualificar o cuidado para uma assistência mais resolutiva

Profissionais da equipe de acolhimento do Complexo Hospitalar Sul (CHS), participaram nesta quinta (31/07) e sexta-feira (01/08), dos treinamentos: "Acolhimento que Transforma” e “Atendimentos em Casos Especiais", ministrados, respectivamente, pelo Coordenador de Acolhimento do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Luiz Carlos, e pelo Supervisor de Acolhimento do CHS, Israel Alexandre da Cruz. 

Maqueiros, atendentes de hospitalidade, assistentes administrativos e encarregados participaram desta importante iniciativa que visa fortalecer práticas humanizadas e qualificar o cuidado em situações específicas, contribuindo para uma assistência mais resolutiva.

A palestra “Acolhimento que Transforma” buscou, segundo Luiz Carlos, garantir que todas as unidades, especialmente com a expansão da Agir pelo país, mantenham um padrão de postura, cuidado, amor e acolhimento no atendimento aos pacientes.

“Para que esse padrão seja mantido é primordial que eles observem as particularidades de cada usuário, seja ele paciente, acompanhante ou visitante. Além disso, a postura profissional é essencial, devendo ser de confiança, receptiva e atenta à chegada dos pacientes, garantindo o cuidado merecido e evitando o desleixo”, afirmou. 

Ao final do treinamento, foi realizada uma dinâmica para que os participantes vivenciassem as três formas de atendimento mais comuns: correto, confuso e grosseiro. A ideia foi que eles percebessem a diferença entre elas e sentissem que o atendimento correto é o mais fácil de ser realizado. A dinâmica demonstrou que as abordagens confusas e grosseiras geram desconforto, enquanto o atendimento correto flui com mais naturalidade e simplicidade.

O treinamento foi muito produtivo e gratificante, considerou a Assistente Administrativo, Karla Bindá. “Isso incentiva os atendentes e os maqueiros a melhorar o atendimento deles, né?”, afirmou. Já o Atendente de Hospitalidade, Marcelus Henrique, ressaltou a importância desse tipo de treinamento para promover a união da equipe e aumentar o engajamento. “Foi muito produtivo. A troca de informações, troca de experiências, e é muito importante esse tipo de treinamento porque faz com que a equipe fique mais unida e mais engajada com o pensamento, com o direcionamento e a nossa missão do complexo hospitalar”, afirmou. 

Ao falar sobre “Atendimentos em Casos Especiais”, o Supervisor de Acolhimento do CHS, Israel Alexandre, destacou a importância da empatia, do respeito e postura nas recepções. 

“O Luiz Carlos, coordenador de acolhimento do Hugol, veio de Goiás para nos ajudar, nos dar esse apoio, e ele deixou bem claro que nós devemos levar a palavra acolhimento, de fato, para o fronte, para a recepção, para que todas entendam o propósito da Agir, que é cuidar de vidas”, afirmou. 



IMG-20250804-WA0144.jpg
IMG-20250804-WA0135.jpg
IMG-20250804-WA0138.jpg
IMG-20250804-WA0141.jpg