CHS, em Manaus, celebra o Dia dos Pais com manhã especial entre filhos e colaboradores
Uma manhã repleta de sorrisos, emoção e laços familiares marcou a comemoração antecipada do Dia dos Pais no Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, nesta quarta-feira (06/08). A ação especial comandada pelo setor de Recursos Humanos, levou filhos de colaboradores para dentro do ambiente hospitalar, permitindo que conhecessem de perto a rotina profissional de seus pais e celebrassem a data de forma inesquecível.
O Supervisor de Recursos Humanos do CHS, Alexandre Matos, destacou a importância da ação, que abre um novo caminho para fortalecer os vínculos familiares dentro do ambiente de trabalho. “Esse momento foi pensado para as crianças compreenderem um pouco do dia a dia dos seus pais, como é o trabalho do papai. Ter essa manhã junto com eles, uma manhã de acolhimento, de carinho e cheia de emoções junto às famílias”, afirmou Alexandre.
A programação incluiu atividades lúdicas, oficinas de pintura, momentos de interação entre os participantes e uma visita guiada pelas áreas do hospital previamente preparadas para receber os pequenos visitantes.
Morando em Manaus, mas com a família em Goiás, o Diretor Administrativo e Financeiro do CHS, Hernani Vaz Kruger, foi surpreendido na noite anterior pela chegada das filhas e da esposa, que viajaram especialmente para comemorar o Dia dos Pais ao seu lado. Ele é pai de Manuela, de 6 anos, e Valentina, de 10.
“Foi uma bênção. Difícil até de falar. Dá um novo sentido pro Dia dos Pais. Para a gente que trabalha e mora distante da família, é muito difícil, mas é um sacrifício muito importante que a gente faz por causa delas”, contou, emocionado. A pequena Valentina, por sua vez, também não conteve a emoção: “Eu gostei muito de vir. Estava com muita saudade dele”, disse.
O Diretor Técnico do CHS, Roberto Zonta, também foi surpreendido com a presença dos filhos Ravi (4 anos), Nolan (7) e Catarina (2), que enganaram o papai, com a ajuda da mamãe, dizendo que iriam para a escola. A emoção veio acompanhada de uma importante reflexão sobre o papel paterno e o exemplo deixado aos filhos.
“Ser pai é algo maravilhoso. E é muito bom poder fazer com que eles venham e vejam a dignidade que é o nosso trabalho, a importância da gente contribuir, trabalhar, ter dignidade, estar num ambiente agradável, humano... que eles possam entender a nossa função, nossas atividades diárias”, afirmou Zonta.
O almoxarife Alexandre Monteiro viveu pela primeira vez a experiência de levar a filha, Clarice, de 3 anos, para conhecer seu local de trabalho. O momento simples teve um significado profundo para ele. “É diferente, não tem como descrever. É a primeira vez que eu levo ela para o meu trabalho. Uma experiência única pra ela. Talvez mais pra frente ela entenda melhor, mas agora ela pensa que é só diversão”, disse, sorrindo.
Outro pai emocionado com a iniciativa foi Paulo Alberto, também almoxarife. Ele compartilhou a alegria de passar, pela primeira vez, o Dia dos Pais ao lado da filha Eloá, de 5 anos, dentro do hospital. “É uma experiência nova pra mim, tá sendo maravilhoso, mais pra mim do que pra ela. Ela já entende um pouquinho, mas a gente se sente mais acolhido pela empresa com essas ações. Eu só tenho a agradecer”, declarou.
Durante o evento, a Supervisora de Saúde Mental do Trabalhador, Daniella Alfenas, apresentou o “Manual de Conexão para Pais”, idealizado pelo Núcleo de Saúde Mental do Trabalhador. A proposta da ferramenta é fortalecer os vínculos familiares e apoiar os pais no cuidado com a própria saúde emocional.
“Mais do que um material informativo, o manual é um convite à reconexão com o papel transformador da paternidade, mesmo diante das exigências e da correria do dia a dia”, explicou Daniella.
Ao final da visita guiada pelo complexo, um gesto simbólico selou a lembrança dessa manhã especial: as crianças pintaram as mãos e deixaram suas marquinhas em uma das paredes do CHS, como forma de recordar a visita aos papais. Além disso, todos os pais e os pequenos receberam lembranças preparadas com carinho para marcar a data.
As atividades continuam nesta quinta-feira (07/08) com outros pais inscritos na ação, seguindo a mesma dinâmica do primeiro dia. A proposta da comemoração marca uma nova dinâmica nas ações de valorização das equipes, envolvendo as famílias de maneira afetiva e significativa, não apenas em datas comemorativas, mas como uma prática que reforça o pertencimento, o cuidado e a humanização no ambiente de trabalho.









