Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS promove Mesa Redonda sobre Maturidade Digital a serviço da excelência na saúde


12 de agosto de 2025



Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), em Goiânia, reuniu lideranças e especialistas em tecnologia e gestão hospitalar para debater o tema “Maturidade Digital a Serviço da Excelência na Saúde”. A mesa redonda contou com a presença de Diana Ferreira, gerente de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás; Guillermo Sócrates, superintendente técnico assistencial da Agir; Mônica Ribeiro Costa, diretora-geral do HDS; André Alves dos Santos, diretor do HDS; e, como mediador, Kelvin Cantarelli, chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação da Agir.

Durante o encontro, os participantes discutiram avanços, desafios e oportunidades para integrar tecnologia, gestão e humanização nos serviços públicos de saúde.

Diana Ferreira destacou o papel estratégico da saúde digital no cenário atual. “Hoje a saúde digital é essencial para o futuro do negócio. Precisamos da informação aqui e agora”, afirmou. Ela também ressaltou a importância de qualificar equipes. “O investimento em capacitação é um diferencial da Agir por conta da maturidade dos processos”.

O mediador Kelvin Cantarelli reforçou que a tecnologia deve estar a serviço das pessoas. “É importante entender os valores do paciente. O atendimento humanizado junto à tecnologia pode ser um diferencial e vir para agregar, não para isolar.”

Para André Alves dos Santos, a maturidade digital é também resultado de alinhamento interno. “A integração das equipes assistenciais e administrativas foi um grande avanço dentro dos processos fundamentais para a HIMSS”, disse, referindo-se à certificação internacional que avalia a adoção de tecnologia na saúde. Ele ressaltou ainda que “investimentos em tecnologia são complexos, mas geram impacto muito grande na vida dos pacientes”. Segundo ele, “a cultura organizacional da Agir junto à clareza do propósito foi essencial para a sustentação das novas implementações pela HIMSS. A liderança pelo exemplo também está sendo um ponto forte nos direcionamentos gerais.”

A diretora-geral do HDS, Mônica Ribeiro Costa, lembrou que a transformação vai além da implantação de sistemas. “A questão não é apenas tecnológica, mas sim a melhoria de processos como um todo”, afirmou. Para ela, “a tecnologia pode ser uma aliada nesse caminho, mas a verdadeira transformação acontece quando os profissionais entendem a importância de se atualizarem e integrarem de forma natural os avanços da saúde digital.”

Já Guillermo Sócrates ressaltou a trajetória da instituição na adoção de soluções digitais. “A tecnologia é tratada nas nossas unidades há muito tempo. A conquista da certificação será um resultado de um trabalho que foi plantado desde o início da Agir e agora é hora de colher os frutos.”

O evento marcou mais um passo do HDS na consolidação de uma gestão que alia inovação tecnológica e humanização, reforçando o compromisso de oferecer um atendimento de excelência na saúde pública.



9.jpg
8.jpg
7.jpg
6.jpg
5.JPG
4.JPG
3.jpg
2.jpg