Complexo Hospitalar Sul, em Manaus (AM), recebe “Vampirão” do Hemoam para campanha de doação de sangue
Mais de 60 colaboradores realizaram a doação na unidade móvel de coleta do estado
O Complexo Hospitalar Sul (CHS), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu, na manhã desta quinta-feira (28/08), a unidade móvel de coleta de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), conhecida como “Vampirão”. A campanha mobilizou os colaboradores do CHS e resultou em mais de 60 doações de sangue realizadas ao longo do dia.
Segundo o diretor-geral do CHS, Hernani Vaz Kruger, a iniciativa reforça o compromisso das unidades com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O CHS e Agir têm a obrigação de incentivar a doação de sangue, principalmente por sermos grandes consumidores dos serviços do Hemoam. Queremos sensibilizar nossos colaboradores para a importância desse gesto, que garante assistência a milhares de pacientes”, destacou.
De acordo com a coordenadora médica das Agências Transfusionais do CHS, Glória Regina, somente o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto solicita cerca de 1,3 mil bolsas de sangue por mês. Já o Instituto Dona Lindu, em média, 400 bolsas mensais.
“Cada doação pode salvar até quatro vidas. É uma forma de engajar os colaboradores e contribuir com a manutenção dos estoques do Hemoam”, explicou.
A gerente de Coleta Externa do Hemoam, Wilmara Silva, destacou que captar doadores é um trabalho diário. “Todos os dias ligamos e enviamos mensagens para sensibilizar voluntários. A adesão dos colaboradores do CHS é fundamental para mantermos os estoques estáveis e atender toda a rede hospitalar”, afirmou.
A presença do “Vampirão” no complexo também incentivou novas adesões. O almoxarife André Santos realizou sua primeira doação de sangue. “Sempre tive vontade, mas nunca consegui ir até o Hemoam. Com a campanha aqui no CHS, pude realizar esse desejo. Sei que tem muita gente precisando e, por isso, decidi participar”, contou.
Importância da doação
A doação de sangue é essencial para salvar vítimas de acidentes, pacientes em cirurgias e pessoas com doenças graves. Uma única bolsa pode beneficiar até quatro pessoas, já que o material é fracionado em diferentes componentes. O Hemoam é o único banco de sangue do estado e atende tanto a rede pública quanto a privada.
Doador há mais de sete anos, o auxiliar administrativo Ronildo Oliveira, afirma que em todo esse tempo nunca teve problemas de saúde relacionados às doações como alguns medos e mitos tentam sugerir.
“Eu já ouvi muitas histórias que tentam desmotivar as pessoas a doarem. Doar não faz mal nenhum pra você e faz um bem enorme para os outros. Você fica com o sentimento de que você está ajudando a salvar vidas”, afirmou.
Quem pode doar
Podem doar pessoas entre 18 e 69 anos, em boas condições de saúde e com mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, com autorização dos responsáveis. Entre os impedimentos estão hepatite após os 10 anos, uso de drogas, comportamento de risco, malária ou doenças sexualmente transmissíveis recentes.
A coleta segue protocolos de segurança e inclui cadastro, exame rápido, triagem clínica e retirada de cerca de 450 ml de sangue. Todo o material é descartável e o sangue passa por testes antes do uso.
Cuidados e recomendações
Doar sangue não faz mal à saúde. O organismo repõe o volume em até 24 horas e os demais componentes em até 30 dias. Após a doação, recomenda-se evitar esforço físico e consumo de bebidas alcoólicas no mesmo dia. Em Manaus, as doações podem ser feitas no Hemoam, na avenida Constantino Nery, nº 4397, bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h30 às 17h, com documento de identidade com foto.
 13.32.23_29194789.jpg)
 13.32.10_637a8c7b.jpg)
 13.32.13_aba54d2f.jpg)
 13.32.14_545f58b8.jpg)

.jpg)
 13.32.22_e26eb67b.jpg)
.jpg)