Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


HPS 28 de Agosto, em Manaus (AM), recebe programa nacional para uso racional de antimicrobianos


29 de agosto de 2025
Créditos: Guilherme Fragas
Fotos: Guilherme Fragas



Iniciativa busca reduzir resistência microbiana e fortalecer a segurança do paciente

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS), recebeu nesta sexta-feira (29/08), a equipe do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos em Hospitais do SUS (Pegasus), do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para capacitar profissionais da saúde e melhorar a gestão do uso de antimicrobianos.

Segundo o médico infectologista da equipe, Bruno Tavares, a preocupação central do projeto está relacionada ao uso racional dos medicamentos e à preservação de sua eficácia no combate às infecções. “A resistência a esses medicamentos é um dos maiores problemas, pois pode levar à falta de tratamentos eficazes para infecções futuras. O projeto visa prevenir a seleção de microrganismos resistentes e manter a utilidade dos medicamentos”, explicou.

O diretor técnico do HPS 28 de Agosto, Roberto Zonta, destacou a relevância do programa para a instituição e para a jornada do paciente nas unidades do CHS. “O Pegasus vem justamente para reforçar nossas condutas e oferecer novas ferramentas de controle, garantindo tratamentos mais eficazes e com menor impacto para os pacientes”, destacou.

O Pegasus é uma iniciativa que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e é desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O HPS 28 de Agosto é um dos 53 hospitais do SUS selecionados em todo o país para participar do programa.

A iniciativa busca, ao final, reduzir a morbidade e a mortalidade dos pacientes, além de diminuir o tempo de internação e os custos hospitalares, como afirma Priscila Gusmão, Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras) do CHS. 

“O projeto Pegasus é uma oportunidade de transformar a realidade que nós temos quanto ao uso racional de antibióticos, trazendo muitos benefícios imediatos na prática clínica, nos indicadores de segurança do paciente e de recursos econômicos”, afirmou.  

A programação da visita incluiu uma apresentação do projeto para a diretoria, lideranças e equipes gestoras do hospital, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância do tema e tirar dúvidas sobre a execução do programa. Em seguida, a equipe do Pegasus fez visitas técnicas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (Sciras), à Farmácia e ao Laboratório de Microbiologia, para conhecer a estrutura física e as equipes locais.

O programa também fortalece a busca da unidade por certificações de qualidade e segurança do paciente, reafirmando o compromisso do hospital com a excelência assistencial e a melhoria contínua. A expectativa é que, até o encerramento previsto para dezembro de 2026, os resultados evidenciem avanços significativos na qualidade assistencial e no enfrentamento da resistência microbiana em âmbito hospitalar.