Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer realiza a 4ª edição do Projeto Tocando o Céu com a Minha Pipa


1 de setembro de 2025
Créditos: Juliana Saran



O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, segue inovando ao unir cuidado, acolhimento e criatividade em suas ações terapêuticas. Na última sexta-feira, 29 de agosto, o hospital promoveu a quarta edição do projeto “Tocando o Céu com a Minha Pipa”, que levou cerca de 100 pacientes em tratamento ambulatorial, acompanhados de seus familiares, além de 60 profissionais da equipe multiprofissional do Crer, para uma manhã especial no pátio da Saneago. O momento também contou com a participação de pacientes e colaboradores da Rede Teia de Goiânia, e alunos do curso de terapia ocupacional da Unialfa.

Mais do que um momento de lazer, a atividade proporciona um recurso terapêutico diferenciado, que estimula a reabilitação de forma prazerosa e fortalece vínculos entre equipe, pacientes e familiares.

Segundo o terapeuta ocupacional e preceptor da residência multiprofissional do Crer, Thiago Henrique de Andrade, a iniciativa transforma o cuidado em uma experiência mais leve e significativa. “Ao confeccionar e soltar pipas, os pacientes se divertem, exercitam habilidades motoras e sociais e vivenciam conquistas que vão além da rotina terapêutica. É uma alegria imensa ver cada sorriso e acompanhar de perto o desenvolvimento deles”, destaca.

A preparação para o encontro incluiu oficinas de confecção de pipas, nas quais pacientes puderam estimular percepção sensorial, reconhecimento de cores, atenção a regras, além de desenvolver coordenação, destreza e convivência em grupo.

O pequeno Davi Resende, paciente do Crer, de 8 anos, diagnosticado com TEA, participou pela primeira vez do projeto e fez questão de compartilhar sua alegria: “O evento foi muito especial, corri bastante e minha pipa foi lá no céu, eu gostei muito de soltar pipa”.