Novos gestores do Hospital Estadual de Jataí participam de apresentação de resultados do projeto Lean nas Emergências
No dia 2 de Setembro, os novos gestores do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim Carvalho (HEJ) participaram da apresentação do Projeto Lean nas Emergências. Na ocasião, foram apontadas as mudanças realizadas na unidade após a implementação das ações. Também estiveram presentes consultores do Hospital Israelita Albert Einstein, parceiros do projeto.
Durante o evento, a supervisora de Experiência do Paciente do HEJ, Laryssa Hoff, apresentou características e o perfil do hospital, além de imagens evidenciando o antes e depois do início das ações. A profissional compartilhou ainda as ações resultantes do projeto como a reunião de segurança para alinhamento de informações e prevenção de riscos, treinamento de equipes médicas e de enfermagem, mudanças na farmácia central, sala de medicação rápida e painel de resultados de exames.
Para Laryssa, o Lean tem sido um instrumento estratégico para a unidade. “Ele nos oferece ferramentas capazes de gerar impacto real na qualidade assistencial e no valor entregue ao paciente. Ao revisar processos e eliminar desperdícios, conseguimos direcionar nossos esforços para o que realmente importa: a segurança, a eficiência e a humanização do cuidado. Essa primeira etapa demonstrou que, quando utilizamos metodologias consolidadas de gestão, fortalecemos não apenas os resultados operacionais, mas também a experiência do paciente e, em construção, a confiança da comunidade em nosso trabalho”, diz.
O diretor Técnico Assistencial da unidade, médico Pedro Vinícius Leite de Sousa, destaca as mudanças no Hospital após a implementação do projeto. “O objetivo é reduzir superlotação, melhorar fluxos assistenciais e garantir atendimento mais ágil e seguro para a população. Com a aplicação da metodologia Lean Healthcare, a equipe passa a atuar com foco em eficiência, segurança do paciente e resolutividade clínica. O resultado esperado é uma transformação estrutural do pronto atendimento, reduzindo tempo de espera, otimizando leitos e qualificando a experiência do paciente. Estamos diante de uma verdadeira virada de chave: o atendimento de urgência em Jataí está prestes a alcançar um novo padrão de qualidade e eficiência”, afirma.
A supervisora de Enfermagem do Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização do Hospital, Meiriellen de Souza, ressalta a importância do evento. “A Agir, assumindo a partir de agora o HEJ, também dará continuidade a esse trabalho de excelência, trazendo novas experiências, somando forças, implementando todo o esforço necessário para que o Projeto Lean nas emergências continue trilhando o caminho da excelência, com o objetivo sempre de ofertar a melhor experiência do paciente no SUS. A presença dos consultores do Projeto, que representam o Hospital parceiro Einstein, Paulo e Marcela e o coordenador Denis, também veio para fortalecer esse vínculo do projeto com a Agir, e aos demais profissionais que agora fazem parte desse processo.As mudanças foram inúmeras, não só no pronto-socorro, pois houve reflexo em todos os locais da unidade, por causa do engajamento das equipes.”
Entre as mudanças destacadas pela supervisora de Enfermagem, estão a “instalação da sala de medicação rápida para otimizar o atendimento do paciente de menor gravidade; instalação do consultório Fast track - que é o médico que apoia nos horários de maior fluxo de pacientes, dando andamento mais rápido aos atendimentos de menor gravidade, aumentando o giro de pacientes em menor tempo; organização da farmácia satélite do pronto-socorro; organização dos kits de atendimento de emergência da estabilização, onde todos os materiais são dispensados e previamente organizados pela farmácia, otimizando recursos financeiros e pessoal e a reorganização dos leitos de observação da emergência”.
Lean nas Emergências
O Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Proadi/SUS. A filosofia Lean ajuda a identificar desperdícios e oferecer ferramentas para reduzi-los. Quando se trata da saúde pública, o projeto otimiza fluxos, através de capacitação dos profissionais e implementação de ferramentas.