Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Novos gestores do Hospital Estadual de Jataí participam de apresentação de resultados do projeto Lean nas Emergências


10 de setembro de 2025



No dia 2 de Setembro, os novos gestores do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim Carvalho (HEJ) participaram da apresentação do Projeto Lean nas Emergências. Na ocasião, foram apontadas as mudanças realizadas na unidade após a implementação das ações. Também estiveram presentes consultores do Hospital Israelita Albert Einstein, parceiros do projeto.
Durante o evento, a supervisora de Experiência do Paciente do HEJ, Laryssa Hoff, apresentou características e o perfil do hospital, além de imagens evidenciando o antes e depois do início das ações. A profissional compartilhou ainda as ações resultantes do projeto como a reunião de segurança para alinhamento de informações e prevenção de riscos, treinamento de equipes médicas e de enfermagem, mudanças na farmácia central, sala de medicação rápida e painel de resultados de exames.

Para Laryssa, o Lean tem sido um instrumento estratégico para a unidade. “Ele nos oferece ferramentas capazes de gerar impacto real na qualidade assistencial e no valor entregue ao paciente. Ao revisar processos e eliminar desperdícios, conseguimos direcionar nossos esforços para o que realmente importa: a segurança, a eficiência e a humanização do cuidado. Essa primeira etapa demonstrou que, quando utilizamos metodologias consolidadas de gestão, fortalecemos não apenas os resultados operacionais, mas também a experiência do paciente e, em construção, a confiança da comunidade em nosso trabalho”, diz.

O diretor Técnico Assistencial da unidade, médico Pedro Vinícius Leite de Sousa, destaca as mudanças no Hospital após a implementação do projeto. “O objetivo é reduzir superlotação, melhorar fluxos assistenciais e garantir atendimento mais ágil e seguro para a população. Com a aplicação da metodologia Lean Healthcare, a equipe passa a atuar com foco em eficiência, segurança do paciente e resolutividade clínica. O resultado esperado é uma transformação estrutural do pronto atendimento, reduzindo tempo de espera, otimizando leitos e qualificando a experiência do paciente. Estamos diante de uma verdadeira virada de chave: o atendimento de urgência em Jataí está prestes a alcançar um novo padrão de qualidade e eficiência”, afirma.

A supervisora de Enfermagem do Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização do Hospital, Meiriellen de Souza, ressalta a importância do evento. “A Agir, assumindo a partir de agora o HEJ, também dará continuidade a esse trabalho de excelência, trazendo novas experiências, somando forças, implementando todo o esforço necessário para que o Projeto Lean nas emergências continue trilhando o caminho da excelência, com o objetivo sempre de ofertar a melhor experiência do paciente no SUS. A presença dos consultores do Projeto, que representam o Hospital parceiro Einstein, Paulo e Marcela e o coordenador Denis, também veio para fortalecer esse vínculo do projeto com a Agir, e aos demais profissionais que agora fazem parte desse processo.As mudanças foram inúmeras, não só no pronto-socorro, pois houve reflexo em todos os locais da unidade, por causa do engajamento das equipes.”

Entre as mudanças destacadas pela supervisora de Enfermagem, estão a “instalação da sala de medicação rápida para otimizar o atendimento do paciente de menor gravidade; instalação do consultório Fast track - que é o médico que apoia nos horários de maior fluxo de pacientes, dando andamento mais rápido aos atendimentos de menor gravidade, aumentando o giro de pacientes em menor tempo; organização da farmácia satélite do pronto-socorro; organização dos kits de atendimento de emergência da estabilização, onde todos os materiais são dispensados e previamente organizados pela farmácia, otimizando recursos financeiros e pessoal e a reorganização dos leitos de observação da emergência”.

Lean nas Emergências
O Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Proadi/SUS. A filosofia Lean ajuda a identificar desperdícios e oferecer ferramentas para reduzi-los. Quando se trata da saúde pública, o projeto otimiza fluxos, através de capacitação dos profissionais e implementação de ferramentas.