Hospital Estadual de Jataí realiza sua primeira captação múltipla de órgãos
O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho - HEJ realizou no último sábado, 6 de setembro, a primeira captação de múltiplos órgãos na unidade de saúde. Este é um marco para o HEJ e para a região do sudoeste goiano. A doação de órgãos acontece em meio a campanha Setembro Verde, iniciativa dedicada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A campanha a nível nacional busca sensibilizar a população sobre como um gesto solidário pode salvar vidas, além de reforçar a necessidade de diálogo entre familiares para que a vontade do doador seja respeitada.
A Central de Transplantes do Estado de Goiás, juntamente com a equipe médica do HEJ realizaram, por meio de abordagem familiar, o contato com a família do doador de 22 anos, que faleceu de morte encefálica, manifestando apoio e autorizando a doação dos órgãos com o objetivo único de ajudar o próximo. Coração, rins, fígado e córneas são os órgãos doados na primeira captação do HEJ. A doação beneficiou outros pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam na lista de espera por um transplante.
O diretor Técnico do HEJ, Pedro Vinícius Leite de Sousa, destaca a importância da conscientização sobre a doação, o apoio das equipes assistenciais e da atual gestão da unidade, realizada desde 1° de setembro de 2025, pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).
“Esse momento é um marco histórico do hospital e para a nossa região. Esse fato só ocorreu com sucesso, primeiramente graças à família da paciente, que em um ato de amor e solidariedade autorizou a doação dos órgãos; a nossa equipe multiprofissional, engajada e capacitada, que conduziu todo o processo de maneira segura e eficaz, e a gestão Agir, que iniciou a administração do Hospital Estadual de Jataí, viabilizando esse momento de maneira séria e comprometida. Além disso, coincidentemente, a primeira captação da unidade acontece durante a campanha Setembro Verde, um mês dedicado à campanha nacional de conscientização para a doação de órgãos e tecidos. Segundo os últimos dados do Sistema Nacional de Transplante, nós temos atualmente 78 mil pacientes listados aguardando um órgão. Por esta razão, é extremamente importante que este tema seja de conhecimento geral, que a informação chegue às famílias brasileiras para que seja tratado e conhecido. A doação de órgãos e tecidos permite salvar inúmeras vidas, restabelecendo a saúde e a qualidade de vida dos usuários do SUS”, concluiu.
O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Atualmente, está sob a gestão da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).Fundado em dezembro de 1995, o hospital funciona 24 horas, 07 dias por semana. São atendidas demandas de urgência, emergência, maternidade e eletivas. A unidade atende casos nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Geral, Clínica Cirúrgica, Ortopedia/Traumatologia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Vascular, Urologia, Infectologia, Pneumologia, Nefrologia, Oftalmologia, Cardiologia, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social e Odontologia. O hospital possui leitos cirúrgicos, pediátricos, clínicos, obstétricos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saúde mental e intermediário Neonatal.
Sobre a Agir Saúde
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) é uma Organização Social com mais de 20 anos de experiência e que é referência nacional na gestão de unidades de saúde. A Agir Saúde gere importantes hospitais e unidades de saúde em Goiás, incluindo o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Colônia Santa Marta (HDS), Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e a Policlínica Estadual Brasil Bruno de Bastos Neto Região Rio Vermelho, na cidade de Goiás. Nacionalmente, a Agir também administra o Complexo Hospitalar Sul em Manaus (AM), o Complexo Hospitalar do Hospital Regional de Dourados (HRD) em Dourados (MS), e mais recentemente, o Hospital e Maternidade Santa Ana (HMSA) em Santana de Parnaíba (SP). Complementando seu portfólio, a Agir Saúde também faz gestão da Rede Teia Agir, que conta com 9 unidades (em Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo; em São Paulo com 2 unidades; no Amazonas: 1 unidade em funcionamento e 2 em implantação) e atua na capacitação e desenvolvimento profissional por meio do Ensino Agir.
O propósito da Agir é cuidar de vidas, promovendo excelência, humanização e eficiência na gestão de serviços de saúde.
