Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


Complexo Hospitalar Sul, em Manaus (AM), fortalece ensino e pesquisa, apoiando a formação de 690 estudantes e 163 residentes


16 de setembro de 2025
Créditos: Lia Cardoso
Fotos: Guilherme Fragas



O balanço, dos últimos oito meses, inclui a realização de 23 estudos, com temáticas sobre saúde e gestão hospitalar

O Complexo Hospitalar Sul (CHS), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está dando uma importante contribuição à formação, qualificação e produção científica. Nos últimos oito meses, 690 estudantes de cursos da área da saúde, de universidades públicas e privadas, passaram pelo Complexo, por meio da Supervisão de Ensino e Pesquisa da unidade, vivenciando a prática hospitalar em um ambiente de alta complexidade.

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, unidades que integram o CHS, possuem hoje 163 residentes de seis instituições, em 14 áreas, entre as quais clínica médica, infectologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, enfermagem em urgência e emergência e fisioterapia hospitalar, dentre outras.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o CHS é hoje um importante campo de práticas contribuindo diretamente para a formação de novos especialistas. “Além de toda a intensificação assistencial com grandes avanços na prestação de serviços nestes últimos meses, o Complexo Hospitalar Sul também oferta a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas”, afirma.

Na área científica, só em 2025, o CHS registrou 23 pesquisas submetidas, com temáticas voltadas à saúde e à gestão hospitalar. Segundo o supervisor de Ensino e Pesquisa do CHS, Deyvidy Oliveira, para apoiar essas iniciativas foram implantadas a Sala de Ensino e a Sala de Simulação Realística, ambientes estruturados para favorecer a aprendizagem prática e a capacitação profissional.

“Essas conquistas representam um avanço não apenas para o CHS, mas para toda a saúde do Amazonas. Ao integrar ensino, pesquisa e prática assistencial, fortalecemos a formação de futuros profissionais e ampliamos a participação da instituição como centro de referência em ensino e inovação”, destacou o supervisor.

Para a residente do segundo ano do Programa de Enfermagem em Urgência e Emergência da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Dalila Alcântara, a experiência representa um passo importante na carreira. “Tenho interesse em permanecer no CHS, me profissionalizando. Minha Residência me aproxima da população amazonense e me qualifica para trabalhar com essa população. É muito gratificante”, afirmou.

Qualificação

Outro destaque foram os eventos científicos promovidos pela Supervisão de Ensino e Pesquisa, como o Simpósio de Urgência e Emergência e o Cenário de Simulação em Parada Cardiorrespiratória. O próximo evento é a Jornada Científica, que acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro, reunindo profissionais, residentes e acadêmicos em torno da atualização e da troca de experiências.

Ainda neste mês de setembro, será lançado o edital do Programa de Aperfeiçoamento do CHS, iniciativa inédita no estado, para recém-formados da área da saúde, com oportunidade de desenvolver habilidades em um curso de seis meses, totalmente gratuito. A iniciativa é desenvolvida com a parceria do Ensino Agir, instituição responsável por oferecer cursos de para gestão e assistência em saúde.



IMG-20250916-WA0039.jpg
IMG-20250916-WA0037.jpg
IMG-20250916-WA0036.jpg