Crer promove Dia C da Cidadania em parceria com a Prefeitura de Goiânia
No dia 17 de setembro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em parceria com a Prefeitura de Goiânia e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), realizou o Dia C da Cidadania, uma ação voltada para aproximar os usuários do hospital de serviços e documentos essenciais para o exercício pleno da cidadania.
Durante a iniciativa promovida na unidade de saúde do Governo de Goiás, foram ofertados atendimentos para emissão do passaporte interestadual e intermunicipal, carteira do autista, carteira de fibromialgia, além de serviços de cadastramento e atualização do CadÚnico, e emissão do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência.
Segundo o Superintendente de Direitos Humanos da SEMASDH, a iniciativa cumpre um papel fundamental de inclusão: “O programa Goiânia Mais Humana, leva os serviços socioassistenciais para perto da população. Estar aqui no Crer é mais que necessário, porque falamos de pessoas com deficiência, em tratamento ou acamadas, que muitas vezes têm dificuldade de deslocamento. Essa ação garante que seus direitos estejam próximos delas, fortalecendo a cidadania e a dignidade de cada uma”, afirma.
A Gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer destacou o impacto da ação para os usuários da unidade: “O Dia C da Cidadania é uma iniciativa que reforça o nosso compromisso de cuidar de vidas. Nosso objetivo é facilitar o acesso a documentos, fortalecer o exercício da cidadania e tornar o dia a dia dos nossos usuários mais justo e acessível”, ressalta.
Com o engajamento das equipes do Crer e da Prefeitura de Goiânia, o evento evidenciou a força da integração entre saúde e políticas sociais. Ao todo, foram 211 atendimentos que aproximaram a população em tratamento hospitalar de direitos fundamentais, capazes de transformar vidas e promover cidadania.
