Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hecad Promove Oficina Lúdica de Prevenção ao Suicídio para Crianças e Adolescentes


24 de setembro de 2025
Créditos: Fabiana Rodrigues
Fotos: Fabiana Rodrigues



Atividade visa oferecer um espaço seguro e acolhedor para que as crianças reconheçam e expressem seus sentimentos

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou na segunda-feira (15), uma oficina intitulada Prevenção do Suicídio na Infância e Adolescência, com o objetivo de abordar de forma lúdica, acessível e respeitosa o tema da saúde mental infantil e a prevenção do autoextermínio. A atividade foi realizada na brinquedoteca e buscou criar um ambiente seguro, onde as crianças pudessem explorar suas emoções e aprender que expressar sentimentos é essencial para cuidar de si mesmas.

A programação da oficina foi iniciada com a contação da história “A Mochila de Tomás”, uma narrativa que ilustra como as dificuldades emocionais podem ser representadas por um peso simbólico que carregamos conosco. A história visa sensibilizar as crianças para a idéia de que, assim como Tomás, todos podem carregar uma “mochila” cheia de sentimentos que, muitas vezes, podem se tornar pesadas.

A psicóloga infantojuvenil Mirelle Ferreira, responsável pela oficina, destaca que “falar sobre emoções e saúde mental desde a infância é uma forma de cuidar preventivamente da vida. Ao ensinarmos as crianças a reconhecerem e nomearem suas emoções, além de buscarmos orientá-las a pedir ajuda, estamos fortalecendo sua autoestima, suas habilidades de enfrentamento e criando uma rede de apoio emocional que pode prevenir o sofrimento silencioso.”

Em seguida, as crianças participaram de uma atividade prática, onde cada uma recebeu o desenho de uma mochila para colorir à sua maneira. Dentro dessa mochila, elas colaram corações, que representaram diferentes sentimentos ou situações pelas quais possam estar passando. Além disso, as crianças escreveram o nome de uma pessoa de confiança que elas podem procurar sempre que sentirem que a carga emocional está demais para carregar sozinhas. A atividade, que teve como objetivo a prevenção e o fortalecimento da saúde mental desde a infância, e foi uma oportunidade de sensibilizar as crianças para a importância de conversar sobre seus sentimentos e procurar ajuda sempre que necessário.



_MG_0726.JPG
_MG_0717.JPG
_MG_0704.JPG