Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Complexo Hospitalar Sul


Agir Saúde consolida gestão humanizada com o programa Dialoga+ em Manaus (AM)


1 de outubro de 2025
Créditos: Lia Cardoso
Fotos: Saavik Arguelles



Iniciativa de saúde mental já realizou mais de 680 atendimentos e reforça o compromisso da instituição com o bem-estar dos colaboradores do Complexo Hospitalar Sul

Cuidar de quem cuida. Seguindo esse princípio, a Agir Saúde, instituição responsável pela gestão do Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, implementou o programa Dialoga+, iniciativa voltada à promoção da saúde mental dos colaboradores. Somente nos oito primeiros meses deste ano, o Núcleo de Saúde Mental do Trabalhador do CHS realizou mais de 680 atendimentos, entre sessões individuais, grupos terapêuticos, rodas de conversa e acompanhamento de colaboradores afastados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O cenário confirma a relevância da iniciativa. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que, entre 2022 e 2024, os afastamentos por transtornos mentais cresceram 134% no Brasil. 

Para a psicóloga e supervisora do Núcleo de Saúde Mental do Trabalhador do CHS, Daniella Alfenas, a estatística reforça a urgência de programas que atuem de forma preventiva e contínua. “Dentro do consultório, identificamos os problemas que a pessoa enfrenta no dia a dia e buscamos formas de ela interpretar a situação de maneira diferente. A ideia é ajudá-la a lidar com conflitos e entender o que pode fazer para se sentir mais leve. Quando necessário, fazemos o encaminhamento para acompanhamento de longo prazo ou apoio psiquiátrico”, explica.

Todos os atendimentos realizados pelo programa seguem rigorosamente as normas de ética da Psicologia, garantindo sigilo, respeito à individualidade e segurança no processo terapêutico.

Antecipação às normas

Antes mesmo de a legislação trabalhista exigir medidas contra riscos psicossociais (NR-1), a Agir já havia implementado, em 2021, atendimentos psicológicos individuais e ações preventivas. 

“Após a pandemia, a instituição criou o Núcleo de Saúde Mental, que começou com o Dialoga+ em formato on-line. Com o aumento da procura, o núcleo se consolidou, passando a oferecer também ações coletivas, como rodas de conversa, palestras e atividades de conscientização. A Agir sempre buscou se antecipar às atualizações da NR-1”, ressalta Alfenas. 

No CHS, o programa ganhou ainda mais força: foi a primeira unidade da Agir a contar com o Dialoga+ de forma in loco, estruturado como um setor permanente dentro do hospital e disponível diariamente para os colaboradores. Nas demais unidades geridas pela instituição, o programa ocorre em formatos diferentes, adaptados à realidade local.

O superintendente executivo da Agir, Lucas Silva, reforça que o programa traduz o propósito da instituição em cuidar de vidas, não apenas de pacientes, mas também dos profissionais que estão envolvidos direta ou indiretamente. 

"A Agir tem como propósito cuidar de vidas, por isso desenvolver um programa institucional que cuida da saúde mental dos colaboradores é extremamente importante e impacta positivamente o dia a dia e o ambiente de trabalho em nossas unidades geridas, proporcionando escuta ativa e auxílio para lidar com diferentes situações."

Impacto na rotina profissional

O programa já apresenta resultados práticos na vida dos colaboradores. A enfermeira Shirley Rocha relata avanços significativos após participar das atividades. “Vivenciei um momento de estresse ao lidar com dois contratos de trabalho ao mesmo tempo. O programa me ajudou a me aceitar como profissional, a socializar melhor com pessoas de diferentes idades no ambiente de trabalho e até a fortalecer meu convívio familiar”, afirma.

Grupos psicoterapêuticos

Atenta a demandas específicas, a Agir também criou grupos terapêuticos direcionados a colaboradores mais expostos a riscos de saúde mental. Outra frente de apoio contempla mães e pais atípicos, que conciliam a rotina profissional com o cuidado de filhos com deficiência, neurodivergência ou outras condições fora do desenvolvimento típico. 

Compromisso contínuo
Com o Dialoga+, a Agir Saúde reafirma sua vocação para uma gestão humanizada, colocando a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores no centro de sua atuação. A proposta é clara: Cuidar de vidas promovendo um ambiente corporativo mais saudável, acolhedor e produtivo.