Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Pacientes do HEJ participam de ações em promoção da saúde mental


24 de setembro de 2025
Créditos: Saulo Humberto
Fotos: Saulo Humberto



Entre as atividades promovidas, uma sessão de cinema com exibição do filme 'O Lado Bom da Vida' com direito a pipoca 

O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) realizou durante o mês de setembro algumas ações para os pacientes e acompanhantes do Serviço de Saúde Mental da unidade. Foram proporcionadas atividades como exercícios de estimulação cognitiva e mobilidade, além da exibição do filme 'O Lado Bom da Vida' com o intuito de comemorar o Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção do suicídio. No último dia 22, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram das atividades com a orientação das equipes de fisioterapia, psicologia e enfermagem do HEJ. Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.  A Campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil, em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O psicólogo hospitalar Murilo Melo explica que no HEJ a campanha acontece durante todo o mês e faz uma articulação entre equipes de psicologia, fisioterapia, enfermagem e assistente social. "O objetivo central da campanha é justamente cuidar de vidas, cuidar da manutenção da saúde mental dos pacientes, ampliar esses cuidados, focar em uma socialização funcional entre os pacientes e acompanhantes, oferecer sempre esse ambiente acolhedor e humanizado", concluiu. 

Uma das atividades realizadas para os pacientes foi a exibição do filme 'O Lado Bom da Vida', com direito a pipoca para que pudessem aproveitar com toda tranquilidade e atenção a sessão. "O foco central desse filme é justamente a psicoeducação sobre como é importante a adesão ao tratamento, tanto psiquiátrico como psicológico. Ao final da exibição, foi realizada uma roda de conversa para refletir sobre como o filme facilita a socialização, a psicoeducação sobre a importância da adesão ao tratamento, bem como o cuidado humanizado. Também realizamos uma atividade sobre a pílula do autocuidado. Cada paciente e acompanhante escolhia uma pílula do autocuidado que envolvem frases, que envolvem instruções sobre a importância do autocuidado. Então eles escolhiam, liam a frase e discutiam entre o grupo," explica", afirma Murilo Melo.

A fisioterapeuta Letícia Borges acrescenta que a iniciativa teve a intenção de fazer com que os usuários possam se movimentar, além de proporcionar a interação entre os pacientes e deles com a equipe. "A ação foi com o intuito de promover o trabalho tanto da parte cognitiva quanto de flexibilidade. O intuito é eles interagirem, fazendo com que a internação hospitalar seja mais leve, com um ambiente mais alegre e divertido e com isso eles conseguindo também manter o tratamento", diz.