Pacientes do HEJ participam de ações em promoção da saúde mental
Entre as atividades promovidas, uma sessão de cinema com exibição do filme 'O Lado Bom da Vida' com direito a pipoca
O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) realizou durante o mês de setembro algumas ações para os pacientes e acompanhantes do Serviço de Saúde Mental da unidade. Foram proporcionadas atividades como exercícios de estimulação cognitiva e mobilidade, além da exibição do filme 'O Lado Bom da Vida' com o intuito de comemorar o Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção do suicídio. No último dia 22, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram das atividades com a orientação das equipes de fisioterapia, psicologia e enfermagem do HEJ. Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A Campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil, em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
O psicólogo hospitalar Murilo Melo explica que no HEJ a campanha acontece durante todo o mês e faz uma articulação entre equipes de psicologia, fisioterapia, enfermagem e assistente social. "O objetivo central da campanha é justamente cuidar de vidas, cuidar da manutenção da saúde mental dos pacientes, ampliar esses cuidados, focar em uma socialização funcional entre os pacientes e acompanhantes, oferecer sempre esse ambiente acolhedor e humanizado", concluiu.
Uma das atividades realizadas para os pacientes foi a exibição do filme 'O Lado Bom da Vida', com direito a pipoca para que pudessem aproveitar com toda tranquilidade e atenção a sessão. "O foco central desse filme é justamente a psicoeducação sobre como é importante a adesão ao tratamento, tanto psiquiátrico como psicológico. Ao final da exibição, foi realizada uma roda de conversa para refletir sobre como o filme facilita a socialização, a psicoeducação sobre a importância da adesão ao tratamento, bem como o cuidado humanizado. Também realizamos uma atividade sobre a pílula do autocuidado. Cada paciente e acompanhante escolhia uma pílula do autocuidado que envolvem frases, que envolvem instruções sobre a importância do autocuidado. Então eles escolhiam, liam a frase e discutiam entre o grupo," explica", afirma Murilo Melo.
A fisioterapeuta Letícia Borges acrescenta que a iniciativa teve a intenção de fazer com que os usuários possam se movimentar, além de proporcionar a interação entre os pacientes e deles com a equipe. "A ação foi com o intuito de promover o trabalho tanto da parte cognitiva quanto de flexibilidade. O intuito é eles interagirem, fazendo com que a internação hospitalar seja mais leve, com um ambiente mais alegre e divertido e com isso eles conseguindo também manter o tratamento", diz.