Colaboradores do Hospital Estadual de Jataí participam de treinamento sobre ventilação pulmonar
No dia 24 de setembro, profissionais das áreas de Urgência e Emergência, Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) participaram de um treinamento sobre ventilação pulmonar. Durante a capacitação foi apresentado os diversos modelos de ventiladores disponíveis na unidade, demonstrado a montagem e a maneira correta de utilização de cada um.
A engenheira clínica, Ana Caroline Pazeto, explica que o ventilador pulmonar é um equipamento essencial no suporte à vida, utilizado para auxiliar ou substituir a respiração de pacientes em situações críticas. A profissional ressalta ainda que o HEJ possui uma diversidade de modelos de ventiladores pulmonares, cada um com características próprias."Os equipamentos garantem a ventilação adequada quando o paciente não consegue respirar sozinho ou necessita de apoio para manter sua função respiratória. Diante disso, e considerando a chegada de novos profissionais à equipe, realizamos um treinamento especializado com o objetivo de apresentar os diferentes equipamentos, garantindo que todos estejam aptos a manuseá-los com segurança. É fundamental que nossos profissionais estejam preparados para utilizar corretamente cada recurso tecnológico disponível, assegurando eficiência no cuidado e confiança durante os procedimentos. O treinamento contou com a participação ativa da equipe de enfermagem, médicos e fisioterapeutas, reforçando o trabalho multiprofissional como pilar da assistência em saúde", conclui.
Para Douglas de Sousa, enfermeiro da Clínica Médica do HEJ, esse ensinamento foi de grande valia, porque agregou conhecimentos sobre a variedade de ventiladores existentes à disposição no hospital. "Foi de suma importância termos acessos a estes equipamentos, pois também pudemos aprendemos a manusear. Acho que essa iniciativa é uma forma interessante da equipe de Enfermagem ter conhecimento de todos esses aparelhos, ajudando mais na assistência ao paciente", diz.
A enfermeira Maria Alice Rodrigues Freitas destaca a importância dessa capacitação. "Esse procedimento é algo básico para podermos prestar assistência ao paciente no manuseio de algum tipo de ventilação. A partir desse momento a gente consegue ter um pouco mais de conhecimento para que possamos conduzir situações específicas, atendendo uma situação de emergência, por exemplo. Vamos conseguir atende desde o paciente pediátrico até mesmo o paciente adulto, independente da qual situação", afirma.
A fisioterapeuta Letícia Melo afirma que esses treinamentos de educação continuada são importantes para que toda a equipe consiga manejar os equipamentos que a unidade tem a disposição. "Antes de eu saber ventilar um paciente, eu preciso saber montar e ajustar, pelo menos os parâmetros iniciais, para eu conseguir dar um suporte inicial de atendimento ao paciente", destaca.
